Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/07 - Hamilton supera Vettel na classificatória da Hungria
 26/07 - Croce venceu duas, e sairá na pole da pré-final da Novatos
 26/07 - Russo sobrou na pista, e larga na pole da pré-final pela S. Sênior
 26/07 - Dieter largará na frente da Pré-final da Sênior A
 26/07 - Vitória colocou Nicastro na pole da pré-final da Graduados
 26/07 - Escarlate garantiu a pole para a pré-final da Sênior B
 26/07 - Carrapatoso ganhou a primeira da Senior A
 26/07 - Triunfo sergipano na Senior B
 26/07 - Pole cearense na Super F4
 26/07 - Vivacqua comandou o “1-2” carioca na Graduados
 25/07 - Três brasileiros correrão na 24 Horas de Spa-Francorchamps
 25/07 - S F-4: Almeida liderou a classificatória
 25/07 - Machado Filho comandou o treino da Super Senior
 25/07 - É hora da CBA tomar vergonha na cara
 25/07 - Dieter coloca o RS na pole da Senior A
 25/07 - Galli sairá na frente pela Graduados
 25/07 - Ramon Duarte é o pole da Sênior B
 25/07 - Tempos mais altos também na Senior B
 25/07 - Graduados teve quatro líderes diferentes
 25/07 - Tempos lá no alto pela Senior A

... 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados