Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/10 - Três comissários ficaram feridos na Copa Brasil de Kart
 19/10 - O líder, Andrade, largará na pole position em Tarumã
 19/10 - Rafael Daniel deixa Toledo com três importantes conquistas
 19/10 - ?Balão da Benê? esteve sobre a pista carioca
 19/10 - Trindade venceu. Sarkis festejou o título da Graduados ?B?
 19/10 - Landi é penalizado, e Azevedo conquista mais uma vitória na Light
 19/10 - Pick-up Racing: Emerson Duda largará na frente em Euzébio
 19/10 - Sotaque lusitano na festa pelo título da Super Senior
 19/10 - Renato Russo passeou pela pista rumo ao título da Sênior ?A?
 19/10 - Braga ficou com o título da Senior ?B?
 19/10 - Pela primeira vez, Dirani sairá na pole position
 19/10 - Outra vitória, e o título para Gonçalves
 19/10 - Nova vitória valeu o título a Guilherme de Conto
 19/10 - Guimarães venceu a prova e o certame
 19/10 - Ventura chegou em segundo, e ficou com o título na Cadete
 19/10 - Piquet ganhou mais uma, e está a 8 pontos do título
 18/10 - Cirino dominou os primeiros treinos em Tarumã
 18/10 - Neste sábado, o ?Dia D? da 4ª edição da Copa Brasil de Kart
 18/10 - Como estão as tabelas depois das primeiras disputas da ?Copa Brasil?
 18/10 - Mais uma pole para Piquet. Azevedo sai na frente pela Light

... 701 702 703 704 705 706 707 708 709 710 711 712 713 714 715 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados