Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Indy Lights: Rodrigo Barbosa anda pela primeira vez em Indianápolis
Quinta-feira, 07 de Maio de 2009
 
Brasileiro andou a mais de 300 km/h e ficou admirado com a grandeza de um dos maiores templos da velocidade em todo o mundo

Por toda a sua história, o Autódromo de Indianápolis, nos Estados Unidos, causa uma mescla de intimidação e encantamento. O oval mais representativo do automobilismo norte-americano recebe nesta semana os pilotos que irão participar do treino de definição do grid de largada da Indy 500, neste sábado (09/5), mas antes alguns visitantes de primeira viagem participaram dos testes coletivos da Indy Lights, que no dia 22 de maio, fará a prova de suporte das 500 milhas mais famosas do mundo.

Estreante na categoria de acesso da Fórmula Indy, o brasileiro Rodrigo Barbosa ficou muito admirado com tudo o que viu. “Indy é um monstro, uma cidade, só estando lá dentro para dizer o que está sentindo”, afirma o piloto da região de Sorocaba, interior de São Paulo.

Mesmo com as arquibancadas ainda vazias, os novatos já tiveram a dimensão do que é o autódromo. “Só de imaginar meio milhão de pessoas assistindo, mais a televisão te vendo, e já dá pra sentir um friozinho na barriga”, conta Rodrigo Barbosa.

O titular da equipe brasileira ELFF Racing acredita que só o fato de ter dado as primeiras volta no circuito já é um marco em sua trajetória. “Foi mais uma novidade e uma grande evolução para a minha carreira chegar e andar no mais famoso autódromo do planeta”, garante.

O piloto de 20 anos conta que fora toda a mística, pilotar em Indianápolis também é diferente. “É diferente dos outros ovais, pois não tem tanta inclinação. Então a entrada de curva exige mais respeito. Demora um pouco mais para adquirir confiança até fazer tudo de pé embaixo”, atesta. Ele também ressalta que é mais trabalhoso. “Ao contrário de outros circuitos, é preciso ficar trocando de marchas, mas apenas a quinta e a sexta”, afirma. “Além disso, como a pista é plana e larga, leva certo tempo até você descobrir o traçado mais rápido, pois existem várias possibilidades de traçado”.

Acelerando a mais de 300 Km/h

Rodrigo revela que a sensação de andar além dos 300 km/h é formidável. “Cheguei aos 307 km/h, a maior velocidade que já atingi até hoje. É muito bom”, completa. Ele também lembra que os fortes ventos da região podem fazer a diferença. “Venta muito na pista e por isso o piloto tem que ficar atento. Muda o acerto aerodinâmico e é preciso ter cautela”, diz.

Durante os testes abertos em Indianápolis a todos os participantes da Indy Lights no começo da semana, o representante da ELFF Racing contou com ajuda da categoria, que auxilia as equipes e pilotos novatos. “A Indy dá um apoio, inclusive técnico. Com o auxílio de um profissional deles, mudamos bastante o carro e encontramos melhor equilíbrio após usarmos outras molas, amortecedores, e alinhamento”, revela.

A única preocupação de Rodrigo foi em relação aos pneus disponibilizados para os treinamentos. “Em poucas voltas os pneus traseiros já se desgastaram. Muitos tiveram este problema. Meu receio é que não agüente as 100 milhas. Acho que terão que mudar para composto mais duro, senão corremos risco”, analisa.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 21/10 - Vitte ganhou pela 4ª vez na ?A?. Bauer foi o melhor na ?B? da DTM Turismo
 21/10 - Almeida venceu duas vezes; Sarmento ganhou duas vitórias
 21/10 - Com sua segunda vitória no ano, Perrot ampliou a liderança na Espron
 21/10 - Tudo formalizado para que a China tenha seu GP em 2004
 21/10 - Garcia venceu pela terceira vez na ?A? da DTM Pick Up
 21/10 - Um bom público assistia à rodada final do Paranaense de Arrancada
 21/10 - Um quase ?empate técnico? na rodada cearense da Pick Up Racing
 21/10 - Hemelgarn ainda não tem uma decisão sobre qual chassis usar em 2003
 21/10 - Dezenove pontos separam os dois com chances de título na F-Truck
 20/10 - Acidentes tumultuaram a prova da F-Truck
 20/10 - Vitória de Cirino adia a decisão na F-Truck
 20/10 - Para Landi, vitória deste domingo teve um sabor especial
 20/10 - ?Nelsão? não assistiu à corrida em que o filho sagrou-se o melhor da F-3
 20/10 - Confira a situação das tabelas da Fórmula 3
 20/10 - F-Super Nissan: confira como ficou a pontuação
 20/10 - Mais um triunfo, e Zonta antecipou a festa pelo título da F-Super Nissan
 20/10 - Confira o resultado final da prova no Rio de Janeiro
 20/10 - Nelsinho já festeja o título da F-3
 19/10 - Vilariño e Zonta são os poles da F-Super Nissan em Valência
 19/10 - Três comissários ficaram feridos na Copa Brasil de Kart

... 700 701 702 703 704 705 706 707 708 709 710 711 712 713 714 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados