Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Chevrolet é a marca com mais vitórias na Mil Milhas
Domingo, 05 de Janeiro de 2003
 
Não existe, mas se houvesse um campeonato paralelo à Mil Milhas Brasileiras entre os fabricantes de veículos, a Chevrolet estaria disparada na frente, contabilizando 13 vitórias em 30 páginas já escritas na história daquela que é a mais tradicional competição do automobilismo nacional.

Da época das românticas ?Carreteiras? (veículos artesanais que eram construídos especialmente para competições) aos Opala (que primeiro sem, e após com carenagens fizeram a história da Stock Car Brasil), a marca norte-americana assegurou triunfos em provas disputadas nos anos 50, 60, 80 e 90, dominando as ações em especial entre 1981(*1) e 1990, quando venceu consecutivamente da 12ª à 20ª Mil Milhas.

A vice-liderança no ranking das montadoras é da Porsche, marca alemã que foi usada pelos pilotos vitoriosos em 6 edições, o que significa dois triunfos a mais que os já assegurados por carros produzidos pela, ou empurrados por propulsores Ford.

A também alemã Volkswagen e a italiana Alfa Romeo dividem o quarto lugar no ranking, tendo tido carros ou motores de sua produção usados pelos vencedores de duas corridas cada uma.

Já a germânica BMW, a Willys (que mais tarde seria comprada pela Ford) e a inglesa McLaren surgem no quinto posto, com um triunfo cada uma.

Confira abaixo o ranking das marcas.

1) Chevrolet, 13 (1957/1961, 65, 66/1981, 84, 85, 86, 87, 88, 89/1990, 98)
2) Porsche, 6 (1993, 94, 95, 96/2001, 02)
3) Ford, 4 (1956, 58, 59/1973)
4) Volkswagen, 2 (1983, 89)
= Alfa Romeo, 2 (1960/1970)
5) Willys (1967)
= BMW, 1 (1992)
= McLaren, 1 (1997)

*1 ? As competições de longa duração no país estiveram proibidas em razão da crise mundial do Petróleo entre 1973 e 1981, quando puderam voltar a ocorrer com os carros impulsinados por motores a Álcool.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XXIV ? Luzes e adrenalina (2)
 11/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XXIII ? Luzes e adrenalina (1)
 10/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XXII ? Participação lusitana na disputa
 10/01 - Correa vai completar o quarteto de condução da ?Brazilian Dream Machine?
 10/01 - Animado com o vice, Beilstrein entra com força total na Mil Milhas
 10/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XXI ? A ?Roda Viva?. Mas não a da canção
 09/01 - Mineiro é testado e aprovado para representar Brasília
 09/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XX ? Uma disputa prá lá de quente
 09/01 - Pilotos sem carros. Carros sem pilotos ? Um Fórum ao seu dispor
 09/01 - Havia um desvio no meio do caminho. No meio do caminho havia um desvio...
 09/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XIX ? ?Quase? uma torre de cronometragem
 09/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XVIII ? A vitória em 99: apesar do mar de óleo
 08/01 - Pilotos sem carros. Carros sem pilotos
 08/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XVII ? Três momentos da participação de Piquet
 08/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XVI ? Um futuro Presidente na disputa
 08/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XV ? Camilo na frente na largada de 67
 06/01 - Porque é tempo de Mil Milhas ? Entrevista com Wilson Fittipaldi
 06/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XIV ? Pereira e Gracia: a vitória em 87
 05/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XIII ? Nada. Era tudo o que se conseguia ver
 04/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XII ? Mais uma do ?Mavericão?

1 2 3 4 5 6 7 8

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados