Não existe, mas se houvesse um campeonato paralelo à Mil Milhas Brasileiras entre os fabricantes de veículos, a Chevrolet estaria disparada na frente, contabilizando 13 vitórias em 30 páginas já escritas na história daquela que é a mais tradicional competição do automobilismo nacional.
Da época das românticas ?Carreteiras? (veículos artesanais que eram construídos especialmente para competições) aos Opala (que primeiro sem, e após com carenagens fizeram a história da Stock Car Brasil), a marca norte-americana assegurou triunfos em provas disputadas nos anos 50, 60, 80 e 90, dominando as ações em especial entre 1981(*1) e 1990, quando venceu consecutivamente da 12ª à 20ª Mil Milhas.
A vice-liderança no ranking das montadoras é da Porsche, marca alemã que foi usada pelos pilotos vitoriosos em 6 edições, o que significa dois triunfos a mais que os já assegurados por carros produzidos pela, ou empurrados por propulsores Ford.
A também alemã Volkswagen e a italiana Alfa Romeo dividem o quarto lugar no ranking, tendo tido carros ou motores de sua produção usados pelos vencedores de duas corridas cada uma.
Já a germânica BMW, a Willys (que mais tarde seria comprada pela Ford) e a inglesa McLaren surgem no quinto posto, com um triunfo cada uma.
Confira abaixo o ranking das marcas.
1) Chevrolet, 13 (1957/1961, 65, 66/1981, 84, 85, 86, 87, 88, 89/1990, 98)
2) Porsche, 6 (1993, 94, 95, 96/2001, 02)
3) Ford, 4 (1956, 58, 59/1973)
4) Volkswagen, 2 (1983, 89)
= Alfa Romeo, 2 (1960/1970)
5) Willys (1967)
= BMW, 1 (1992)
= McLaren, 1 (1997)
*1 ? As competições de longa duração no país estiveram proibidas em razão da crise mundial do Petróleo entre 1973 e 1981, quando puderam voltar a ocorrer com os carros impulsinados por motores a Álcool.
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