Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Grandes feras: Entrevista com Francisco Lameirão
Terça-feira, 27 de Janeiro de 2004
 
Durante os treinos para a Mil Milhas, o Speed On Line conversou com Francisco Lameirão, o ?Chiquinho?, que tem em seu currículo o título do Campeonato Brasileiro da Fórmula Ford de 1971, e o da Fórmula Super Vê, conquistado em 1975.

Hoje aos 60 anos, o paulista Lameirão está desenvolvendo um protótipo Chamonix, que é uma réplica ?Made In Brazil? do célebre Porsche 550, protótipo equipado com mecânica do Audi A3 Turbo que foi usado na disputa da última ?500 Kilometros de Interlagos? pela dupla William Freire/César Urnhani.

Sobre o projeto, Lameirão admite que a falta de verbas impediu que pudesse ser melhor trabalhado, o que trouxe como conseqüência alguma desatualização tecnológica. ?Como não consegui nenhum patrocinador para bancar o projeto, vou fazendo as coisas à medida que é possível. Se tenho dinheiro para comprar dez parafusos, compro; se a verba é suficiente apenas para a compra de cinco, e eu puder fazer os demais dentro da própria oficina, eu faço, mas jamais faço dívidas maiores que aquelas que consigo pagar?, disse Chico Lameirão.

Chiquinho, que durante sua fase ativa como piloto defendeu as cores da Vemag, da Willys, da Dacon e da Jolly-Gancia, acredita que o grande caminho do automobilismo nacional são os certames multimarcas. ?Sou frontalmente contra os campeonatos com uma única marca envolvida, já que esse tipo de competição traz muitos limites quanto à criatividade na preparação dos carros?, ele opina.

Lameirão, que defendeu o verde e amarelo nas pistas inglesas, acredita que falta um estágio na formação das atuais gerações de pilotos brasileiros. ?A coisa mais comum é o garoto deixar o Kart e ir direto para uma categoria de Fórmula com pneus slick e ajudas aerodinâmicas. Falta um estágio nessa formação: a passagem por uma categoria com pneus radiais e sem os apoios aerodinâmicos, esta sim uma categoria que daria uma base sólida ao piloto?, falou.

A reportagem do Speed On Line lembrou a Lameirão que a Alpie, comandada por Aldo Piedade, já teve uma categoria com estas características, mas que apesar de ainda contar com os carros, teve pouca procura.

Então, Francisco Lameirão foi indagado do porquê do pouco interesse por esta categoria. ?É uma questão de cultura. Assim que vê o filho atingir a idade para andar de Fórmula, o pai logo quer vê-lo andando num monoposto completo, o que é uma pena. Fica faltando um estágio na formação de um piloto completo?, finalizou Lameirão.

O ex-piloto não se lembra ao certo quantas Mil Milhas disputou ?Umas três ou quatro?. Ele porém ressalta algo que era bem marcante à época, e que hoje não existe mais: ?Na época, quem tinha um carro da Willys, vinha para as arquibancadas torcer pela marca; quem tinha um Chevrolet fazia a mesma coisa, e o mesmo acontecia com a Ford. Hoje, infelizmente, isto já não acontece mais?, encerrou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 13/01 - Aqui, você tem a história completa da prova
 13/01 - Vagas disponíveis para pilotos na Mil Milhas
 12/01 - Tempo de Mil Milhas XII: Escolha errada de pneus decidiu em 1984
 11/01 - Tempo de Mil Milhas XII: Diferencial deixou o ?supertime? a pé em 1983
 11/01 - Tempo de Mil Milhas XI: Nunca um ditado valeu tanto quanto em 1981
 10/01 - Tempo de Mil Milhas XI: "Vôo baixo" de Delamare durou 5 voltas em 73
 10/01 - Saiba como foram formados os pódios de todas as Mil Milhas
 10/01 - Tempo de Mil Milhas X: Participação italiana e vitória dos Diniz
 09/01 - Os ?Radical? recebem os últimos preparativos
 09/01 - Tempo de Mil Milhas IX: Prejuízo lusitano e ameaças da FIA em 1967
 08/01 - Tempo de Mil Milhas VIII: Penalizados, Christófaro/Celidônio venceram
 08/01 - "Zuza" vai reestrear. Pimenta e Gianfratti serão os companheiros
 08/01 - Tempo de Mil Milhas VII: "Briga" quase impede a prova em 65
 08/01 - Tempo de Mil Milhas VI: Sobraram emoções no final da prova em 1961
 07/01 - Hoffmann pode ter novos companheiros na disputa do dia 25
 07/01 - Almeida: duplamente ?Radical?
 07/01 - Há muito mais informações sobre a prova
 07/01 - Tempo de Mil Milhas V: Primeira vitória paulista foi em 1960
 06/01 - Tempo de Mil Milhas IV: Os pequenos fizeram bonito em 1959
 06/01 - Tempo de Mil Milhas III: Um baita troféu, e a Miss vinda do céu

1 2 3 4 5 6 7 8

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados