Marcada para o então novo traçado do circuito paulistano ? que dos quase 8 mil, passou a ter 4.325 metros segundo a medição que a FIA realizou na ocasião -, a Mil Milhas de 1990 foi acima de tudo um marco da determinação de Eloy Gogliano, que criou a prova junto com Wilson Fittipaldi.
Apesar de já bastante adoentado, Gogliano aceitou o desafio de realizar a disputa, mesmo com a grana bastante curta, já que o governo de Fernando Collor havia ?metido a mão? nos bolsos e cofres de todo mundo.
A dureza era geral, tanto por parte dos organizadores e patrocinadores, quanto pelo lado das equipes, que tiveram muita dificuldade para montar seus carros.
Na prova, o favoritismo era da dupla Luiz Alberto Pereira/Chico Serra, que correu com um Opala Stock Car, mas quem acabou faturando o troféu pela vitória foi Carlos Alves, o ?Carlão?, e seu companheiro na pilotagem de um Opala Hot Car José Carlos Dias, o ?Zeca Salsicha?.
O destaque na corrida ficou por conta do então estreante ALDEE, carro que depois da boa quinta colocação conquistada passou a ser um sucesso de vendas por todo o país. A condução do protótipo equipado com motor VW AP de 1.600cc na prova foi de Luiz Pinto e de seu criador Almir Donato, (daí o nome do modelo, que é a sigla de Almir Donato Equipamentos Especiais).
Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro |