Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Americanos chegaram a assistir 3 provas numa mesma temporada
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Na história das 45 corridas que a Fórmula 1 já disputou nos Estados Unidos, há temporadas em que os fãs da categoria puderam assistir duas, ou até mesmo três provas dentro de um mesmo ano.

Sem dúvida atraídos pela possibilidade de adicionarem alguns milhares de Dólares a seus caixas, dirigentes do ?circo? e dos times que escrevem sua história decidiram ter mais de uma prova anual na Terra de Tio Sam, o que aconteceu entre 1976 a 1984.


Em 76, a primeira corrida ? vencida pelo suíço Clay Regazzoni - foi disputada no circuito de Long Beach, na Califórnia, no dia 28 de março, praticamente 7 meses antes da prova que teve como palco o traçado de Watkings Glen, no estado de Nova Iorque, onde quem ganhou foi o sul-africano Jody Scheckter.

Long Beach e Watkings Glen receberam uma prova cada também em 77, quando o norte-americano Mário Andretti contabilizou duas vitórias, a primeira em 20 de março, e a outra em 2 de outubro.

Na temporada de 1978, as pistas usadas foram as mesmas, e desta vez quem assegurou o privilégio de contabilizar dois triunfos foi o argentino Carlos Reutmann, feito que o canadense Jacques Villeneuve viria a igualar em 79, indo ao topo do pódio nas disputas dos dias 8 de abril e 7 de outubro.

Pilotando um carro da Brabham, a vitória foi do brazuca Nelson Piquet na primeira das duas corridas de 1980, quando a segunda ? disputada em 5 de outubro ?, teve como vitorioso o australiano Alan Jones, o ganhador das duas provas de 1981, a primeira no dia 15 de março, e a outra em 17 de outubro, quando a prova teve como palco o estacionamento do hotel Caesar?s Park, em Las Vegas.

Veio a temporada de 1983, quando as três corridas foram disputadas no traçado de Long Beach ? onde o austríaco Niki Lauda venceu -, de novo no estacionamento do Caesar?s Park ? onde o italiano Michele Alboreto foi ao topo do pódio -, e no traçado de Detroit, onde quem ganhou foi o inglês John Watson.

Em 1983 Lauda chegou adiante de todos na corrida disputada no dia 27 de março em Long Beach, e Alboreto ganhou em Detroit.

Foi em Detroit que começou a programação norte-americana do ?circo? na temporada de 1984, quando o brazuca Piquet venceu a disputa de 24 de junho, e quando o finlandês Keke Rosberg chegou na frente de todo mundo nos ?pegas? travados no circuito texano de Dallas no dia 8 de julho.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/01 - O ?EJ13? entrou na pista pela primeira vez
 15/01 - E a Arrows quebrou
 15/01 - Montoya no primeiro. E um novo recorde para Coulthard no segundo dia
 14/01 - O carro, e até o nome da equipe são novidades na BAR
 13/01 - Alesi vira instrutor de jovens pilotos franceses
 12/01 - Saiba como foi a semana de testes do ?circo?
 10/01 - Pilotos sem carros. Carros sem pilotos ? Um Fórum ao seu dispor
 10/01 - Lausitzring retorna à programação, e calendário passa a ter 20 provas
 10/01 - F-CART terá transmissão da RedeTV!, diz site
 10/01 - Di Grassi vai disputar o Sul-americano pela Avallone
 09/01 - Confira a formação do ?circo? para 2003
 09/01 - Minardi confirma a contratação de Verstappen
 09/01 - FIA e Ferrari devem se encontrar na próxima semana
 08/01 - Verstappen pode ser o piloto do segundo carro da Minardi
 08/01 - ?Pesadões? vão usar apenas o circuito da mais famosa prova do mundo
 08/01 - Zonta será ?Test Driver? do time japonês
 08/01 - BAR será a próxima equipe a apresentar seu modelo
 08/01 - Apresentado o novo carro da Toyota
 08/01 - Dois ex-pilotos da Audi vão disputar a ?24 Horas? pela Bentley
 06/01 - Toyota pega a contra-mão na Fórmula 1

... 679 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 690 691 692 693 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados