Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O fim de semana australiano
Terça-feira, 10 de Junho de 2014
 
 
Não era mesmo de se esperar, pelo menos na Fórmula 1, que os dois pilotos australianos mais competentes da atualidade fossem se destacar. Longe de serem gênios nas suas respectivas categorias, os dois tem em comum a grande combatividade e ânsia de vencer que falta a vários pilotos, inclusive os brasileiros.

Não sei se inspirados pela relativa dificuldade que enfrentam com seus companheiros de equipe, dessa vez eles demonstraram uma técnica, tática e maturidade impressionantes. Tudo começou na noite de sábado, mais precisamente no oval do Texas, onde mais uma vez a corrida esteve morna até a sua metade. Eu digo morna porque apesar de uma bandeira amarela na volta 5, não teve mais safety car até a volta 121, isso mostra que estavam todos maneirando no consumo de pneus e combustível. As táticas eram as mais burocráticas possíveis e a coisa realmente pegou nas últimas 6 voltas. Depois de uma rápida bandeira amarela, começou o show de Power.
 
 

 
 

Will Power durante a prova no Texas Motor Speedway
 

 
Ele teve todo o tipo de problemas na corrida. O pole largou bem, liderou, errou na tática, pagou pênalti, ficou uma volta atrás quase tomando a segunda, mas conseguiu, de uma forma avassaladora, sair na última re-largada de 5º pra chegar em 2º. Foram três voltas voadoras, que garantiram a ele a liderança folgada do campeonato. Os brasileiros ficaram devendo.

Quem não estava nem aí e venceu a corrida foi o Ed Carpenter, um especialista em ovais, que saiu de 23º para conquistar o Texas. Uma vitória indiscutível e que faz jus ao seu estilo de pilotagem, mas que ficou ofuscada por conta do vôo do australiano, que por pouco não toma a primeira colocação do americano.
     
 

 
 

Ed Carpenter saiu da 23ª posição e venceu a disputa
 

 
No dia seguinte, no Canadá, foi a vez de outro australiano, só que esse escreveu o nome no alto do pódio. Daniel Ricciardo, segundo piloto da Red Bull, que tem Sebastian Vettel como companheiro de equipe, fez uma das mais perfeitas corridas dos últimos tempos. Tá certo que os problemas com as Mercedes ajudaram, afinal a equipe alemã sofreu com o desempenho dos carros e, no caso do Hamilton, também com os freios. Isso não tira a grande vitória do garoto sorriso, sua primeira na categoria e a de número 105 na história de pilotos vencedores de GPs. Ele foi ousado nas ultrapassagens e pilotou como poucos, venceu e convenceu, mostrando que a equipe Red Bull ainda sabe fazer uma tática vencedora e têm dois talentos revelados em suas categorias de base como os grandes rivais dos alemães da Mercedes.
 
 

 
 

Daniel Ricciardo venceu e convenceu na prova da F-1 no Canadá
 

 
Claro que o fato mais comentado foi a batida entre Massa e Perez na última volta da corrida. Todos procuram um culpado, para a FIA foi Perez, e todos querem justificar o fracasso do Massa na demora que a equipe teve em mandar o companheiro sair da frente. Olha, pelo que sei, desde que o Felipe não deu passagem para o Bottas na Malásia, o finlandês não se mostrou muito amigo em ajudar o companheiro nesse tipo de tática de corrida. Massa passou só porque ele errou no hairpin e facilitou as coisas para o brasileiro, que, com pneus melhores iniciou sua escalada em busca de uma melhor posição na corrida. A batida com o mexicano foi conseqüência de alguns fatores: o movimento inesperado de Perez que tentava retomar a posição perdida para Vettel; o mergulho de Massa em direção à curva (será que ele conseguiria fazer?); os dois carros que estavam, segundo relataram os pilotos, com problemas de freios; a demora dos dois em tomar uma ação ofensiva contra o adversário que ia à frente. Enfim, são vários fatores, mas o que mais me chamou a atenção foi o fator sorte e azar. Note na foto a sorte que Vettel teve: o carro de trás não chega nem perto dele e o da frente cruza sem criar problemas para o tetracampeão. Azar dos dois latinos, que ficaram fora e discutiram no hospital.
 
 

 
 

O choque entre Sergio Perez e Felipe Massa no GP do Canadá
 

 
O brasileiro Lucas DiGrassi é um dos pilotos do campeonato da Fórmula E que começa em só em setembro mas, como ninguém é besta, já começaram a promoção da corrida justamente com ele, você pode acompanhar o vídeo aqui https://www.youtube.com/watch?v=2xVUJSMWbKs.

A gente se encontra na semana que vêm!

Beijos & queijos

e-mail: coluna.site@gmail.com
Follow me on twitter: @borrachatv
www.borrachatv.com.br
 
 
Eduardo Abbas
 
» Leia também

 14/03 - Adiada a rodada de abertura da temporada 2003
 14/03 - Final de semana traz boas chances de movimentação dos rankings
 14/03 - Começa na próxima semana a proibição de treinos
 14/03 - Da Matta dominou todas as sessões de ensaio que realizou em Jerez
 13/03 - Merwe na frente em Donington Park
 13/03 - Augusto Farfus foi o melhor no treino da F-3000
 13/03 - Guerra pode cancelar corrida da F-Indy no Japão
 13/03 - Pick Up Racing e Fórmula Truck podem atravessar a fronteira
 12/03 - Jarrett completará 500 corridas na NASCAR
 12/03 - Dupla da Manor Motorsports na frente em Brands Hatch
 12/03 - Indiano termina na frente treino em Jarama
 12/03 - CART divulga resultados financeiros de 2002
 12/03 - Três lá, três cá: o Norte-Nordeste promete ser novamente brilhante
 12/03 - A capital de Goiás já começa viver o clima da F-Truck
 12/03 - Adiada sessão de testes do F2003-GA
 11/03 - Antinucci dominou treino da F3 Inglesa em Rockingham
 11/03 - Cancelamento da corrida em Elkhart Lake repercutiu mal
 11/03 - Automobilismo carioca de luto em Jacarepaguá
 10/03 - Lister Cars contrata dupla da Ferrari
 10/03 - CART cancela corrida em Elkhart Lake

... 662 663 664 665 666 667 668 669 670 671 672 673 674 675 676 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados