Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/03 - Chuva pode cair no final da prova malaia
 22/03 - Bourdais larga na pole em Monterrey
 22/03 - Kanaan conquista mais uma pole position na F-Indy
 22/03 - Maia quebra recorde, e outra vez sai na frente pela Barber Dodge Pro
 22/03 - Servia em primeiro no último treino livre em Monterrey
 22/03 - Fernando Alonso vai sair na pole position da prova malaia
 22/03 - McLaren na frente também no segundo ensaio
 21/03 - Coulthard dominou o primeiro treino na Malásia
 21/03 - Prova da Graduados ?B? teve alto índice de quebras
 21/03 - Franchitti liderou segundo treino em Phoenix
 21/03 - Frank Perera na frente. Brazucas ficaram com o 3º e 4º tempos
 21/03 - Kaesemodel venceu pela Graduados ?A? no Sul-brasileiro
 21/03 - Tracy conquista a pole provisória no México
 21/03 - Sul-brasileiro: festa carioca na primeira da Sênior ?A?
 21/03 - Sul-brasileiro: Rossoni fechou na frente a primeira prova da Júnior
 21/03 - Louis venceu de novo. Desta vez pelo Sul-brasileiro
 21/03 - Deu Brack no primeiro treino em Phoenix
 21/03 - Serra venceu mais provas na pista de Pinhais
 21/03 - A Stock Car vai realizar sua 17ª corrida na pista em Pinhais
 21/03 - Walker Racing completará 300ª largadas na CART

... 658 659 660 661 662 663 664 665 666 667 668 669 670 671 672 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados