Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/03 - MEMÓRIA - Rubinho na Ferrari em 99?
 24/03 - MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
 24/03 - MEMÓRIA - Exposição lembra os 25 Anos da primeira vitória de Senna
 24/03 - Abertura dos regionais movimentou Tarumã
 24/03 - Times do ?circo? vão testar em Barcelona
 24/03 - Raikkönen mistura cautela e confiança no futuro
 24/03 - Após 17 corridas, Hoffmann está empatado com Serra no ranking de Pinhais
 24/03 - De Ferran já recebeu alta
 24/03 - O ranking de vitórias nas provas da Stock Car em Pinhais (atualizado)
 24/03 - Sul-brasileiro: Farran venceu a prova. Doroskevich lidera na Graduados "B"
 24/03 - Mais ?estrangeiros? na lista do Placar Brasil
 24/03 - Sul-brasileiro: Liderança brasiliense na classificação da Novatos
 24/03 - Outra vitória. E Kaesemodel é líder na Graduados ?A? do Sul-brasileiro
 24/03 - Kurt Busch repete vitória em Bristol
 24/03 - Queiroz Neto e Salvinski venceram pelas Sênior
 24/03 - Gumarães é líder na ?Júnior? do Sul-brasileiro
 24/03 - Bia, agora, enfrentará os marmanjos da F-Renault
 24/03 - Erdos vai defender o Brasil no Mundial de FIA GT
 24/03 - Bianchini deu a volta por cima. Freitas lidera o Sul-brasileiro
 24/03 - Sul-brasileiro: Louis ganhou mais uma, e atingiu 100% de aproveitamento

... 656 657 658 659 660 661 662 663 664 665 666 667 668 669 670 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados