Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/04 - Cappelari/Gollin na frente. Brazuca ficou apenas com o 27º tempo
 03/04 - Mais brazucas vão estar em ação neste final de semana
 03/04 - Panther Racing confirma dois carros em Indianápolis
 03/04 - Nelsinho foi bem no último treino. Carbone disputará provas do Inglês
 03/04 - F-Renault: prova de abertura vai ser atração global no domingo
 03/04 - Doze estreantes vão disputar a prova do domingo
 02/04 - Vítor Meira vai disputar a 500 Milhas de Indianápolis
 02/04 - Ralf: correndo sob pressão?
 02/04 - Penske terá um chassi G-Force no Japão
 01/04 - Duzentos pilotos e um bom público na abertura do Brasileiro de Arrancada
 01/04 - CBA realizará Assembléia nesta quinta-feira
 01/04 - Campeão da temporada ganhará um teste na equipe de F-1
 01/04 - Melo Júnior levará o verde e amarelo na primeira rodada da F-Ranault V6
 01/04 - Divulgado o novo calendário do Sul-americano
 01/04 - Hoje é o ?Dia D? para as equipes da Fórmula Renault
 31/03 - Estreante da F-Renault testou com um F-Chevrolet em Campo Grande
 31/03 - Newman venceu pela segunda vez na NASCAR
 31/03 - Pilotos tem até o dia 13 para a inscrição na ?Mil Quilômetros de Brasília
 30/03 - Brasil fez 2 x 1 no Uruguai na Copa Mercosul em Viamão
 30/03 - Bertholdo/Zoffman, Tedesco/Broering e Debes/Varaschin venceram em SC

... 652 653 654 655 656 657 658 659 660 661 662 663 664 665 666 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados