Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/04 - Earnhardt Jr. venceu pela quarta vez seguida em Talladega
 07/04 - ?As lições que ficaram?: é o tema do ?Papo de Box?
 06/04 - Jani ganhou mais uma. Melo Júnior veio a seguir
 06/04 - Erdos ficou apenas com a 15ª posição em Barcelona
 06/04 - Khodair deu um passeio, e venceu em Interlagos
 06/04 - Marca italiana ganhou também pela ?N-GT?
 06/04 - Domingo começou bem para a Ferrari
 05/04 - Confira o grid completo para a disputa em Interlagos
 05/04 - Khodair largará na pole da preliminar da Fórmula 1
 05/04 - Segunda classificatória não mudou as posições de largada do FIA GT
 05/04 - Confira os horários das corridas desse domingo
 05/04 - Green é o pole em Donington; Piquet larga em segundo
 05/04 - Exposição ?Velocidade em Arte? no Shopping Plaza Sul
 05/04 - Estréia apagada de Melo Júnior na ?Super Renault?
 05/04 - Brasileiro é provisóriamente o quinto no grid
 04/04 - De olho na telinha
 04/04 - Sondermann dominou o ensaio em Interlagos
 04/04 - Lister Storm dominou o segundo ensaio. Erdos melhorou bastante sua marca
 04/04 - F-Renault V6 já tem seu calendário definitivo
 04/04 - Argentino comanda o grid da F-Renault V6 em Barcelona

... 651 652 653 654 655 656 657 658 659 660 661 662 663 664 665 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados