Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 02/05 - Pantano sai na pole. O brazuca Sperafico larga em 4º
 02/05 - Paulista vai prosseguir em Barueri
 02/05 - Michael dominou. Barrichello e Da Matta com o terceiro e quarto tempos
 02/05 - Viso dominou o chuvoso treino em Croft
 02/05 - Não pagou, não anda com o carro da Minardi
 02/05 - Ralf dominou em Barcelona
 01/05 - Yoong vai estrear novo patrocínio na prova inglesa
 01/05 - Veja a programação do ?circo? na Espanha
 01/05 - De olho na telinha
 01/05 - Retornando após os problemas técnicos
 30/04 - Corridas em Guaporé vão ter três baterias cada
 30/04 - Michael descarta a aposentadoria
 30/04 - Problemas técnicos provocam a suspensão da próxima rodada da Super Renault
 30/04 - Da Cas satisfeito com a ida ao pódio na estréia
 30/04 - Veja a programação da primeira rodada do Paulista
 30/04 - Estréia vai marcar a rodada de abertura do ?Paulistão?
 30/04 - Mais uma mudança de piloto
 29/04 - Den Bla Avis contrata Phil Giebler
 29/04 - Homestead-Miami Speedway está passando por reformas
 29/04 - Regionais vão movimentar o final de semana

... 642 643 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 656 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados