Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/05 - Pantano sai na pole. O brazuca Sperafico larga em 4º
 02/05 - Paulista vai prosseguir em Barueri
 02/05 - Michael dominou. Barrichello e Da Matta com o terceiro e quarto tempos
 02/05 - Viso dominou o chuvoso treino em Croft
 02/05 - Não pagou, não anda com o carro da Minardi
 02/05 - Ralf dominou em Barcelona
 01/05 - Yoong vai estrear novo patrocínio na prova inglesa
 01/05 - Veja a programação do ?circo? na Espanha
 01/05 - De olho na telinha
 01/05 - 1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
 01/05 - Retornando após os problemas técnicos
 30/04 - Corridas em Guaporé vão ter três baterias cada
 30/04 - Michael descarta a aposentadoria
 30/04 - Problemas técnicos provocam a suspensão da próxima rodada da Super Renault
 30/04 - Da Cas satisfeito com a ida ao pódio na estréia
 30/04 - Veja a programação da primeira rodada do Paulista
 30/04 - Estréia vai marcar a rodada de abertura do ?Paulistão?
 30/04 - Mais uma mudança de piloto
 29/04 - Den Bla Avis contrata Phil Giebler
 29/04 - Homestead-Miami Speedway está passando por reformas

... 642 643 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 656 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados