Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/05 - Confira o resultado completo da segunda etapa do Paulista da Turismo ?N?
 05/05 - Veja o resultado completo da prova de abertura do Paulista da Turismo ?N?
 05/05 - Paul Tracy continua liderando a tabela
 05/05 - Alves Júnior foi o vencedor na primeira do Paulista da Copa Fusca
 05/05 - Bourdais comemorou a vitória em Brands Hatch
 05/05 - Baldo/Sant?Anna na Protótipos. Iuchno na Copa Fusca
 05/05 - Cardoso venceu na estréia do Gaúcho de Multimarcas
 05/05 - Chuva ajuda Nemechek a vencer em Richmond
 04/05 - Neuhauser vence mais uma, com João Paulo em segundo
 04/05 - Sarmento ganhou duas na estréia da Força Livre Turismo
 04/05 - Streit e Carrapatoso sobem ao pódio em Magione
 04/05 - Merwe vence em Croft e dispara na liderança
 04/05 - Magalhães ganhou fácil pela Classic
 04/05 - Apesar de tudo, a McLaren continua na frente
 04/05 - Michael já está a quatro pontos do líder Raikkonen
 04/05 - Bruni venceu em Nürburgring; Farfus em segundo
 04/05 - Paul Tracy larga na pole em Brands Hatch
 04/05 - Alonso: cada vez mais ídolo de seus compatriotas
 04/05 - Cristiano X Ralf: ?pegas? de arrepiar nas últimas passagens
 04/05 - Trulli abandonou. Webber seguiu firme, e terminou em sétimo

... 640 641 642 643 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados