Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 20/05 - Berger não vê motivos para o fim do reabastecimento
 19/05 - Amaral/Lamanauskas voltam a vencer duas vezes pela Turismo N
 19/05 - Primeira etapa do Carioca de Turismo aconteceu no domingo
 19/05 - Grid cheio, muitas disputas e acidentes na prova da DTM Pick Up
 19/05 - Confira as posições finais da 3ª etapa da DTM Pick Up
 19/05 - Confira como terminou a corrida da Fórmula São Paulo
 19/05 - Saiba como terminaram as provas mistas da Força Livre em Interlagos
 19/05 - Confira o comparativo entre os atuais e os números de temporadas anteriores
 19/05 - Sperafico e Kleinubing acresceram vitórias ao ranking
 18/05 - Marcus e Cristina voltam a vencer pela Brascar
 18/05 - Veja o resultado, e a nova classificação do Brasileiro
 18/05 - Eduardo Leite venceu a corrida da Super 125
 18/05 - Croce saiu, e Levorim chegou na frente pela Master
 18/05 - Dennis Dirani numa, Rafael Monteiro na outra
 18/05 - Buzaid ganhou a corrida da Sprinter
 18/05 - Tojal dominou todas as ações na Júnior 125
 18/05 - Kassardjian foi o grande nome na disputa da Senior
 18/05 - Fogaça venceu a terceira consecutiva
 18/05 - Chuva forte adiou rodada do Gaúcho de Autocross
 18/05 - Sul-brasileiro: Froeschlin e Barbosa também asseguraram títulos

... 634 635 636 637 638 639 640 641 642 643 644 645 646 647 648 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados