Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 25/05 - Indianápolis: um palco para o desfile de celebridades
 25/05 - Dirani na frente no treino de aquecimento no Rio
 24/05 - Luiz Carreira Júnior venceu a primeira da ?nova? Stock Car Light
 24/05 - Turner sairá na frente. O brazuca Kleinubing será o quarto no grid
 24/05 - Toyota quer ?comprar o passe? de Mike Gascoyne
 24/05 - Dirani venceu no Rio. Ribeiro chegou na frente pela Light
 24/05 - Júdice sairá duas vezes entre os ?Top Ten?. Veja os tempos da F-3 Inglesa
 24/05 - Nelsinho marca duas pole positions em Silverstone
 24/05 - Santos Júnior: pole verde e amarela em Enna-Pergusa
 24/05 - Gotz venceu novamente. Abreu foi o sétimo
 24/05 - Dirani e Ribeiro sairão na frente neste domingo
 23/05 - Domínio dos irmãos Negrão. O líder, Hoffmann foi apenas o 15º
 23/05 - "Carreirinha" terminou na frente o ensaio da Light
 23/05 - Di Grassi largará na frente da disputa deste sábado
 23/05 - Gotz marca duas poles. Abreu largará duas vezes entre os "Top Ten"
 23/05 - Baumer surpreendeu a concorrência no último ensaio em Jacarepaguá
 23/05 - Babalus num. Santos Júnior no segundo treino na Itália
 23/05 - Domínio de Dirani também no segundo treino
 23/05 - Domínio foi dos Lister Storm em Brno
 23/05 - Dirani dominou o primeiro treino no Rio

... 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 643 644 645 646 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados