Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/05 - Tracy dominou. Haberfeld ?segurou as pontas? para o Brasil
 29/05 - Fábio Carreira dominou o treino livre da Clio
 29/05 - Salustiano foi o mais veloz nos treinos em Pinhais
 29/05 - Circuito de Adria assume ?candidatura? a sediar uma prova
 29/05 - Confira a ordem de entrada na pista para a classificatória
 29/05 - Schumacher e Barrichello foram os dois melhores em Monte Carlo
 29/05 - Webber terminou na frente com seu ?Jaguar Rosa?
 28/05 - Treinos extras vão ajudar os pilotos da Renault na definição da estratégia
 28/05 - CART vai realizar corrida noturna em Milwaukee
 28/05 - Gugelmin será consultor da PK Racing
 28/05 - Veja a programação das atividades em Pinhais
 28/05 - F-Renault e Copa Clio vão movimentar Pinhais
 27/05 - Vem aí o mais charmoso GP do calendário
 27/05 - Confira a programação do ?circo? em Monte Carlo
 27/05 - Prova a prova, todos os vencedores do GP de Mônaco
 27/05 - Pick Up Racing vai correr em Tarumã
 27/05 - Movimentação foi intensa no final de semana que terminou na segunda-feira
 27/05 - Elias venceu no ?festival de advertências? da Novatos
 27/05 - Russo chegou na frente pela Super A
 27/05 - Brasiliense saiu e chegou na frente pela Graduados ?B?

... 630 631 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 643 644 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados