Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Presidente da Fórmula 3 enaltece a vinda da Fórmula Renault ao Brasil
Terça-feira, 20 de Novembro de 2001
 
A chegada da Fórmula Renault ao Brasil na temporada 2002 pelas mãos do ex-piloto e empresário Pedro Paulo Diniz tem sido o assunto do momento no automobilismo nacional, dominando as conversas entre pilotos, chefes de equipe e mídia especializada. Desde a extinção da Fórmula Ford brasileira, há cinco anos, o País tem vivido apenas da Fórmula Chevrolet como categoria de base para os pilotos que saem do kartismo.

Contudo, a falta de renovação dessa categoria, implantada no País em 1992, tem levado um contingente cada vez maior de novos pilotos à Europa ainda cedo, sem a preparação considerada necessária para enfrentar o desafio do automobilismo internacional. A expectativa geral é de que a vinda da Fórmula Renault possa reverter esse quadro, proporcionando uma base mais sólida aos que vão seguir carreira na Europa ou nos Estados Unidos.

Um dos que sustentam essa opinião é Amir Nasr, presidente da Fórmula 3 sul-americana, que vê com entusiasmo a implantação da F-Renault no Brasil. Segundo ele, a nova categoria será de grande importância para a formação dos jovens pilotos brasileiros, que passam a ter no próprio País uma opção real em contraponto à categoria européia. ?Ela vai suprir a defasagem que existe hoje no Brasil entre as categorias de base?, opina.

Amir faz alusão, ao citar essa defasagem, à F-Chevrolet, que, a seu ver, padece diante da falta de renovação técnica. ?Agora, teremos nossa escola de volta?, espera. ?A iniciativa do Pedro Paulo de trazer a F-Renault ao Brasil deve ser elogiada. É mais um grande piloto que ganhou muito com o automobilismo e que, agora, está retribuindo, assim como os Fittipaldi, os Giaffone e o Nelson Piquet?, faz questão de ressaltar.

Para ele, a escola brasileira de automobilismo é tão boa quanto a européia - ou até melhor. ?Basta ver a quantidade de brasileiros nas categorias top do automobilismo mundial que passaram pela F-3 sul-americana?, exemplifica, lembrando Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Cristiano da Matta, Helio Castroneves, Bruno Junqueira, Ricardo e Rodrigo Sperafico, Hover Orsi, Vitor Meira e até o próprio Pedro Paulo Diniz.

SEM CONCORRÊNCIA

Amir não concorda com a idéia de que o projeto possa culminar com uma concorrência entre o Brasileiro de F-Renault e o Sul-Americano de F-3, categoria da qual é presidente. ?Pelo contrário, a nova categoria vai ajudar, e muito?, diz. ?A curto prazo, não vamos sentir diferença, mas a médio, vamos receber os pilotos da F-Renault na F-3, bem mais competitivos e amadurecidos para progredir no automobilismo?, entende.

O dirigente vê outra vantagem na chegada da F-Renault. ?A partir do momento em que passa a existir aqui uma categoria de base forte, os pilotos vão permanecer mais tempo no Brasil, e vão chegar melhor preparados à Europa e aos Estados Unidos. É assim que acontece na Europa, onde esse trabalho de formação é realizado pelas fórmulas Ford, Vauxhall e pela própria Renault. A F-3, na seqüência, é um degrau acima", avalia Amir.

Pra ele, a ida de Kimi Raikkönen diretamente da F-Renault da Inglaterra para a F-1 é um caso isolado. "Trata-se de um fenômeno que caiu nas graças de um dono de equipe da F-1", define. Nasr também comenta a possibilidade de pilotos brasileiros que hoje estão saindo direto do kart para a F-3 sul-americana preferirem a nova categoria. "São situações distintas", analisa. "Para um piloto que tenha até três anos de kart, a F-3 estará muito distante e o caminho natural será passar primeiro pela Fórmula Renault. Agora, quando, por exemplo, um piloto tenha mais de cinco anos de kart, disputando os principais campeonatos, como o Paulista, Brasileiro, Sul-Americano e Mundial, ele não irá encontrar nada superior tecnicamente ao kart de hoje, então é melhor ir direto para a Fórmula 3. O nível de competitividade atual dos kartistas brasileiros permite isso", diz. O raciocínio do dirigente é alicerçado nos exemplos de Nelsinho Piquet e Tuka Rocha, nesta temporada, e de Sérgio Jimenez, que já fechou para a temporada 2002 da Fórmula 3 sul-americana.

Para finalizar, Amir reforça seu argumento citando o exemplo da Argentina, onde existe a categoria Formula Renault. Lá, os pilotos com boa experiência no kart também têm vindo diretamente para a Fórmula 3 sul-americana, enquanto os demais fazem o caminho natural, passando pela Fórmula Renault antes de ingressar na F-3. "São os casos de Matias Russo e Carlos Bouflet e agora de Caíto Rissati. Tambem na Europa, ex-pilotos de kart, como Giancarlo Fisichella e Jarno Trulli, foram direto para a F-3", conclui.
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 08/06 - Briscoe vence mais uma na F3 Européia; Carbone em 4º
 08/06 - Vitória inglesa em Spa-Francorchamps; Streit foi o 4º
 08/06 - Hamilton venceu em Silverstone; Jimenez foi o 8º
 08/06 - Martin conquista sua primeira vitória no WRC
 07/06 - Kanaan continua na liderança; Unser Jr. é o segundo
 07/06 - Vitória de Al Unser Jr. na ?Bombardier 500?
 07/06 - Sant´Anna/Baldo/Mariath vão sair na frente em Tarumã
 07/06 - Confira abaixo os tempos da primeira classificatória
 06/06 - Giaffone liderou último treino no Texas
 06/06 - Aírton Daré passa bem após a dupla cirurgia
 06/06 - Daré será operado na noite desta sexta-feira
 06/06 - Airton Daré bateu forte no primeiro treino livre
 06/06 - Chip Ganassi dominou o grid no Texas
 05/06 - Liberado pelos médicos, Guerra vai correr em Brasília
 05/06 - Paranaense de Velocidade na Terra prosseguirá no domingo
 05/06 - Adiada a prova de abertura do Paranaense
 05/06 - Abreu vai ao Lausitzring para a disputa de mais uma rodada dupla
 05/06 - Brazucas vão à Bélgica de olho na melhoria de suas posições na tabela
 05/06 - Rumo a Holanda
 05/06 - As feras do Mundial estão na Grécia

... 626 627 628 629 630 631 632 633 634 635 636 637 638 639 640 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados