Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Indy Lights: Rodrigo Barbosa anda pela primeira vez em Indianápolis
Quinta-feira, 07 de Maio de 2009
 
Brasileiro andou a mais de 300 km/h e ficou admirado com a grandeza de um dos maiores templos da velocidade em todo o mundo

Por toda a sua história, o Autódromo de Indianápolis, nos Estados Unidos, causa uma mescla de intimidação e encantamento. O oval mais representativo do automobilismo norte-americano recebe nesta semana os pilotos que irão participar do treino de definição do grid de largada da Indy 500, neste sábado (09/5), mas antes alguns visitantes de primeira viagem participaram dos testes coletivos da Indy Lights, que no dia 22 de maio, fará a prova de suporte das 500 milhas mais famosas do mundo.

Estreante na categoria de acesso da Fórmula Indy, o brasileiro Rodrigo Barbosa ficou muito admirado com tudo o que viu. “Indy é um monstro, uma cidade, só estando lá dentro para dizer o que está sentindo”, afirma o piloto da região de Sorocaba, interior de São Paulo.

Mesmo com as arquibancadas ainda vazias, os novatos já tiveram a dimensão do que é o autódromo. “Só de imaginar meio milhão de pessoas assistindo, mais a televisão te vendo, e já dá pra sentir um friozinho na barriga”, conta Rodrigo Barbosa.

O titular da equipe brasileira ELFF Racing acredita que só o fato de ter dado as primeiras volta no circuito já é um marco em sua trajetória. “Foi mais uma novidade e uma grande evolução para a minha carreira chegar e andar no mais famoso autódromo do planeta”, garante.

O piloto de 20 anos conta que fora toda a mística, pilotar em Indianápolis também é diferente. “É diferente dos outros ovais, pois não tem tanta inclinação. Então a entrada de curva exige mais respeito. Demora um pouco mais para adquirir confiança até fazer tudo de pé embaixo”, atesta. Ele também ressalta que é mais trabalhoso. “Ao contrário de outros circuitos, é preciso ficar trocando de marchas, mas apenas a quinta e a sexta”, afirma. “Além disso, como a pista é plana e larga, leva certo tempo até você descobrir o traçado mais rápido, pois existem várias possibilidades de traçado”.

Acelerando a mais de 300 Km/h

Rodrigo revela que a sensação de andar além dos 300 km/h é formidável. “Cheguei aos 307 km/h, a maior velocidade que já atingi até hoje. É muito bom”, completa. Ele também lembra que os fortes ventos da região podem fazer a diferença. “Venta muito na pista e por isso o piloto tem que ficar atento. Muda o acerto aerodinâmico e é preciso ter cautela”, diz.

Durante os testes abertos em Indianápolis a todos os participantes da Indy Lights no começo da semana, o representante da ELFF Racing contou com ajuda da categoria, que auxilia as equipes e pilotos novatos. “A Indy dá um apoio, inclusive técnico. Com o auxílio de um profissional deles, mudamos bastante o carro e encontramos melhor equilíbrio após usarmos outras molas, amortecedores, e alinhamento”, revela.

A única preocupação de Rodrigo foi em relação aos pneus disponibilizados para os treinamentos. “Em poucas voltas os pneus traseiros já se desgastaram. Muitos tiveram este problema. Meu receio é que não agüente as 100 milhas. Acho que terão que mudar para composto mais duro, senão corremos risco”, analisa.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 23/07 - Chegou a vez dos alemães verem as feras do Rali
 22/07 - Saiba quem foram os melhores na Super Sênior
 22/07 - Um paranaense e um "local" dominaram na Senior B
 22/07 - Mais uma vitória foi adicionada ao ranking
 22/07 - Lunático de Silverstone adiou por uma semana sua audiência
 22/07 - Os brutos vão invadir o Norte do Paraná
 22/07 - Confira a programação da rodada em Londrina
 22/07 - A Brascar vai de novo correr em Curitiba
 22/07 - Veja a curto texto da assessoria de Pizzonia sobre sua demissão
 22/07 - Com a palavra o promotor do evento
 22/07 - Wilson estará nesta quarta-feira na fábrica da Jaguar
 22/07 - Novidade sob a carenagem
 21/07 - De Ferran, Barrichello, Oliveira, Santos Jr... Confira os números
 21/07 - Chevrolet conquistou sua 400ª vitória na NASCAR
 21/07 - Um total de 49 carros inscritos para a Marlboro Masters
 21/07 - Três brasileiros inscritos no Marlboro Masters em Zandvoort
 21/07 - Floripa já vive o clima do Brasileiro de Kart
 21/07 - Confira o que diz o comunicado da Jaguar
 21/07 - Assessoria cala sobre a demissão de Pizzonia
 21/07 - Wilson exercerá "mandato tampão" na Jaguar

... 605 606 607 608 609 610 611 612 613 614 615 616 617 618 619 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados