Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 03/08 - Junqueira desencantou. Bourdais foi o segundo em Elkhart Lake
 03/08 - Começou em Elkhart Lake
 03/08 - Continua a espera pela realização da corrida no Road America
 03/08 - Considerado culpado, Ralf perderá dez posições no grid da Hungria
 03/08 - Prova deve ser adiada para esta segunda-feira
 03/08 - Cai a vantagem, mas Van Der Merwe continua tranqüilo na liderança
 03/08 - Green chegou na frente. Piquet veio a seguir
 03/08 - Tracy dominou o Warm Up encerrado antes do tempo
 03/08 - Despenca a diferença. E a Williams está dois pontos atrás da Ferrari
 03/08 - Confira os novos números da tabela do "circo"
 03/08 - Nelsinho fez barba, cabelo e bigode
 03/08 - Enquanto Montoya passeava...
 03/08 - Veja como terminou a corrida na Alemanha
 03/08 - Piquet ganhou a primeira corrida da programação
 03/08 - Montoya vence, e incendeia o campeonato da Fórmula 1
 02/08 - Junqueira segurou a pole position em Elkhart Lake
 02/08 - Ricardo Sperafico ganhou a corrida em Hockenheim
 02/08 - Green marca a pole. Piquet completará a primeira fila na segunda prova
 02/08 - "Strike" rendeu duas provas de suspensão a Felício
 02/08 - Piquet conquista a pole para a primeira prova deste domingo

... 599 600 601 602 603 604 605 606 607 608 609 610 611 612 613 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados