Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 17/08 - Duda quebra invencibilidade de Campos em Caruaru
 17/08 - Jamie Green vence a segunda em Thruxton
 17/08 - Vitória tranqüila de Dirani em Curitiba
 17/08 - Dahlgren vence a primeira da F3 Inglesa em Thruxton
 17/08 - Klien foge da confusão e vence em Nürburgring
 16/08 - Campos sai na pole da Pick-Up Racing em Caruaru
 16/08 - Sam Hornish Jr. faturou a pole position em Kentucky
 16/08 - Indy Racing League anuncia o calendário para 2004
 16/08 - Vitor Meira bate forte e não corre em Kentucky
 16/08 - Vitória de Simmons em Kentucky; Medeiros foi o 3º
 16/08 - Confusão na largada dá vitória a Winkelhock em Nürburgring
 16/08 - Salignon sairá na frente na segunda prova da Inglesa deste domingo
 16/08 - Watts sairá na pole. Piquet será o sexto no alinhamento
 15/08 - De olho na telinha
 15/08 - Mais um treino confirmado para Wirdheim
 15/08 - Confira os tempos do primeiro treino em Pinhais
 15/08 - Tempo bom, e temperatura subindo em Pinhais
 14/08 - CART anuncia mudanças nos treinos de Denver e Miami
 14/08 - Veja os números antes das provas em Pinhais
 14/08 - Carreira Júnior vai defender a liderança na terceira rodada

... 593 594 595 596 597 598 599 600 601 602 603 604 605 606 607 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados