Paulo Gomes e Fábio Sotto Mayor, que correram em dupla na 24ª edição da Mil Milhas, conseguiram na disputa realizada no dia 25 de janeiro de 1985 dois feitos históricos na competição de longa duração mais tradicional do país: foram os primeiros pilotos a completar a corrida em menos de doze horas, e também os primeiros a vencer de ponta a ponta.
Depois disto, a duração total abaixo de 12 horas já aconteceu em nove ocasiões, o que não tira da dupla ?Paulão/Peru? o mérito de terem sido os primeiros.
No quesito ?Ponta a ponta?, porém, Paulo de Mello Gomes e Fábio Sotto Mayor permanecem sendo os únicos pilotos a terem conquistado a vitória desta maneira, já que nas demais ocasiões, a liderança foi alternada por dois ou mais carros ao longo das disputas.
A mais curta, e a mais longa
Na história da Mil Milhas a mais curta de todas foi a 26ª edição, corrida disputada em Brasília no dia 19 de janeiro de 1997 que o trio formado por Nelson Piquet, pelo venezuelano Johnny Cecotto e pelo britânico Steve Soper fechou depois de 10h05min10s8 a bordo de um McLaren GTR/BMW.
Já a mais longa Mil Milhas, foi a que marcou a estréia da competição em nosso calendário, em 24 de novembro de 1956, quando os gaúchos Catharino Andreatta e Breno Fornari precisaram de 16h16min25s0 para fechar a competição. |