A grande vedete da edição 2001 da Mil Milhas Brasileiras era o Protótipo Supercompacta BMW construído em Brasília por Nelson Piquet, que foi para a prova como um dois pilotos do trio completado pelo sobrinho Rodrigo Piquet e por Mário Haberfeld.
Como maiores adversários, o tricampeão mundial de Fórmula 1 teria o Porsche GT3 de Régis Schusch/André Lara Resende/Max Wilson/Flávio Trindade, o Tango/ BMW de Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco e o MCR/VW Turbo de Juliano Moro/Isaac Saldanha/Gastão Weigert.
Depois de uma liderança momentânea do MCR, o protótipo de Piquet assumiu o comando da disputa no turno de pilotagem de Mário Haberfeld, que pôde rodar por mais de duas horas sem parar para reabastecer.
Foi apenas na 75ª volta que Haberfeld parou para reabastecer e entregar a condução a Rodrigo Piquet, que não pode completar mais que 12 voltas em função de problemas de embreagem surgidos no protótipo.
O caminho estava livre para o Porsche GT3 de Schusch/Lara Resende/Wilson/ Trindade vencer com doze voltas de vantagem para o Aldee/VW de Jair Bana/ Tino Vianna/Peter Williams.
O terceiro lugar na prova que durou 11h57min46s3, e onde a média horária dos vencedores foi de 135,074 km/h ficou para Pedro Pimenta/Amaury Pires/Daniel Gianpietro, que correram com um Aldee Spyder/VW.
Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro |