O regulamento da edição de 1973 da Mil Milhas voltava às suas origens, admitindo apenas a participação de carros de Turismo com preparação livre.
À época, era disputado o Campeonato Brasileiro de Turismo Divisão 3, onde o maior destaque ficava por conta do bicampeão brasileiro Pedro Victor Delamare, com seu Opala.
E foi justamente Delamare que deu um show de velocidade. Na classificatória, Pedro Victor marcou a pole position com 3min15s55, tempo quase dez segundos menor que o estabelecido pelo segundo melhor colocado no grid.
Quando a prova começou, Delamare esqueceu-se do fato de que ainda haveriam 200 voltas a serem cumpridas, tanto que ?sentou a bota?, conquistando uma vantagem de mais de dez segundos sobre o Maverick dos irmãos Bird e Nilson Clemente já no complemento do giro inicial.
Em sua empreitada veloz ? que lhe rendeu uma vantagem superior a 30 segundos já na quarta volta -, Pedro Victor acabou fazendo a volta mais rápida da prova com 3min26s7 (média de 138,636 km/h). No quinto giro, porém, uma das bielas abriu um rombo no bloco do motor do ?Opalão? colocando fim à curta mas brilhante participação de Delamare na corrida.
Os irmãos Clemente ganharam a disputa, cruzando a linha de chegada adiante das duplas Camilo Christófaro/Eduardo Celidônio ? que também usaram um Ford Maverick ?, e dos também paulistas José Argentino/Raul Natividade, que correram com um Chevrolet Opala.
Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro |