Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/03 - Helio Castro Neves (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Gustavo Menezes (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Guilherme Samaia (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Francisco Marques (DF) - Perfil 2018
 13/03 - Fernando Barrichello (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Felipe Nicoletti (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Felipe Drugovich Roncato (PR) - Perfil 2018
 13/03 - Felipe Bartz (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Eduardo Barrichello (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Diego Senna (BA) - Perfil 2018
 13/03 - Diego Ramos (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Daniel Serra (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Christian Hahn (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Christian Fittipaldi (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Carlos Cunha Fo. (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Caio Collet (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Bruno Senna Lalli (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Bruno Junqueira (MG) - Perfil 2018
 13/03 - Bruno Fusaro (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Bruna Tomaselli (SC) - Perfil 2018

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados