Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/08 - Tracy continua na Forsythe em 2004
 25/08 - Próximas etapas da Fórmula 3 serão em Londrina e Cascavel
 25/08 - Equipes podem contratar serviço especializado para a "500 Km"
 25/08 - Rodrigues/Ventura ganharam as duas da Turismo "N"
 25/08 - Busch venceu em Bristol, mas acabou vaiado
 25/08 - Saiba como terminaram as corridas da Turismo N
 25/08 - Gilles Panizzi foi contratado pela Mitsubishi
 25/08 - Confira o perfil de De Ferran
 25/08 - Sam Hornish Jr. vai ocupar a vaga de Gil na Penske
 25/08 - Gil de Ferran vai pendurar o capacete no final do ano
 25/08 - Alves Júnior chegou na frente pela 4ª vez na Copa Fusca
 25/08 - Merlo fez barba, cabelo e bigode pela Fórmula São Paulo
 25/08 - Saiba quem foram os vencedores da Força Livre
 25/08 - Confira como terminaram as corridas da Força Livre
 25/08 - DTM Pick-up: Garcia vence pela terceira vez na temporada
 25/08 - Porto Filho e Abrami venceram na abertura da programação
 24/08 - Confira as novas Galerias e Wallpapers
 24/08 - Final de semana movimentou os rankings
 24/08 - Tracy ampliou a vantagem. Junqueira continua vice-líder
 24/08 - Campos foi desclassificado da etapa cearense da Pick Up Racing

... 588 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 599 600 601 602 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados