Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sul-americana traz novidades na preliminar da Fórmula 1 em Interlagos
Sexta-feira, 16 de Outubro de 2009
 
Sétima rodada dupla tem modificações no treino classificatório e conta com a presença de piloto e equipe da Fórmula 3 Inglesa

A sétima rodada dupla de Fórmula 3 Sul-americana está cheia de novidades. Além de fazer uma das preliminares do GP Brasil de Fórmula 1, as 13ª e 14ª etapas da categoria terão formato inédito no treino classificatório e contam com a presença de um piloto e uma equipe da tradicional Fórmula 3 Inglesa. A primeira corrida do fim de semana no autódromo de Interlagos, em São Paulo, acontece no sábado (17/10), às 16h50, enquanto a prova complementar é no domingo (18/10), às 09h05.

Diferentemente das demais etapas, quando aconteciam dois treinos livres e um treino classificatório com meia hora de duração para cada etapa, desta vez a preparação para as etapas se restringe a uma única sessão de 30 minutos. Nesta atividade, os quinze minutos iniciais serão válidos para definir o grid de largada para a 13ª etapa e os 15 minutos finais definem as posições de partida para a 14ª etapa.

“Com o formato normal teríamos tempo para encontrar o melhor acerto do carro. Agora, temos que arriscar no setup. Vamos ter que acreditar e andar muito rápido desde o início, pois não teremos tempo para mexer muito no carro”, explica o carioca Henrique Lambert (Titans Group/Oi FM), que soma três segundos lugares nas últimas quatro etapas da categoria mais rápida do continente.

Sem poder testar variações de acerto, as equipes e pilotos precisam encontrar uma boa configuração logo que entrarem na pista. “Vai ser preciso muita concentração para achar boas voltas no começo e não podemos errar. Quem tiver a sorte de ter um carro bom sobre a borracha deixada pela Fórmula 1 vai se destacar”, comenta o titular da Razia Sports, que mesmo sem participar das primeiras quatro etapas está entre os cinco primeiros do campeonato.

Outra variante do fim de semana é a previsão do tempo, que indica possibilidade de chuva nos três dias de atividades. “Se chover, para mim não é tão ruim, já que minha primeira vitória no automobilismo foi em Interlagos com chuva”, relembra o titular do Titans Group/Oi FM. O clima instável deve exigir ainda mais dos pilotos. “Assim como no seco, teremos que ter uma concentração maior para evitar erros e saber lidar com a borracha da F1 para que ela ajude e não atrapalhe nosso rendimento”, diz.

Prestígio vindo da Inglaterra

Além de um treino classificatório diferente, a rodada paulistana da F3 Sul-americana tem um rosto novo nos boxes. O austríaco Walter Grubmuller, vice-campeão da F3 Inglesa, irá disputar as duas corridas juntamente com a sua equipe, a Hitech Racing. “É muito importante a presença de pilotos e equipes de renome em nossa categoria. Isso valoriza e mostra o reconhecimento que a F3 Sul-americana tem”, afirma Henrique Lambert.

Além de não conhecer a pista, Grubmuller também terá seu primeiro contato com o motor Beta 2.0 e os pneus Pirelli dos carros do certame continental, que são diferentes dos usados na Inglaterra. “Mesmo assim acho que ele pode andar bem sim. E o principal é que poderemos comparar nosso desempenho com profissionais competentes da Europa e ver como está a competitividade entre as duas competições. Vai ser uma experiência muito boa”, completa Lambert.

Esta é a programação da F3 Sul-americana e da F1 em Interlagos:

Sexta-feira (16/10)
10:00 - 11:30 Treino Livre - F1
14:00 - 15:30 Treino Livre - F1
17:25 - 17:55 Treino Classificação - Fórmula 3

Sábado 17 de outubro
11:00 - 12:00 Treino Livre - F1
14:00 - 15:00 Sessão de Classificação - F1
16:50 - 17:20 Corrida – 13ª etapa - Fórmula 3

Domingo 18 de outubro
09:05 - 09:35 Corrida – 14ª etapa - Fórmula 3
14:00 - GP Brasil F1

Veja a pontuação da Fórmula 3 Sul-americana após doze etapas disputadas:

1) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 87 pontos;
2) Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), 68;
3) Yann Cunha (Razia Sports), 50;
4) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 48;
5) Henrique Lambert (Razia Sports), 43;
6) Nilton Molina (PropCar Racing), 40;
7) Lu Boesel (Dragão Motorsport), 40;
8) Leonardo de Souza (Kemba Racing), 30;
9) Igor Veras (PropCar Racing), 26;
10) Fernando Galera (Bassan Motorsport), 23;
11) Henrique Martins (Cesário Junior), 6;
12) Lucílio Baumer (Baumer Racing), 2;
12) Bruno Andrade (MX Racing), 2;
12) Raphael Abbate (Cesário Junior), 2 pontos.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 13/09 - Classificatórias foram interrompidas duas vezes
 13/09 - Festa em família na comemoração da segunda pole position
 13/09 - Alexandre Foizer vai sair na frente da disputa em Vitória
 13/09 - Fábio Carreira comandou o último treino da Clio
 13/09 - Confira os pontos finais da ?caminhada para lugar algum?
 13/09 - Wirdheim ganhou e Sperafico foi o terceiro na última prova do Internacional
 13/09 - Khodair outra vez na frente
 13/09 - Perera sai na frente. Streit será o melhor brazuca no grid da Italiana
 13/09 - Domínio carioca na Enseada
 13/09 - O líder Khodair foi o melhor na capital capixaba
 13/09 - Ralf desistiu. E Gene disputará sua 33ª corrida no ?circo?
 13/09 - Michael e Juan Pablo vão largar na primeira fila
 13/09 - Montoya respondeu, e terminou na frente o último ensaio
 13/09 - Michael e Rubens na frente no primeiro ensaio
 12/09 - Veja a ordem de saída dos boxes na classificatória em Monza
 12/09 - Mais uma foto do fundo do baú
 12/09 - Fórmula 3 terá treinos coletivos em Londrina
 12/09 - Fórmula Renault e Copa Clio movimentam a economia da cidade
 12/09 - Pista aberta para carros e pilotos nas ruas de Vitória
 12/09 - Wirdheim na pole position da última etapa da temporada

... 580 581 582 583 584 585 586 587 588 589 590 591 592 593 594 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados