Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Pizzonia destaca importância da preparação física para ir bem nas pistas
Terça-feira, 19 de Maio de 2009
 
Piloto amazonense acredita que em outras condições não seria possível completar a prova de Santa Cruz do Sul sem a direção hidráulica.

Muita gente pode não dar a devida importância, mas uma boa preparação física é fundamental para o sucesso no automobilismo. Como em qualquer outro esporte, ser um verdadeiro atleta ajuda muito no resultado final de uma disputa em uma prova. Campeões mundiais como Ayrton Senna e Michael Schumacher tinham com um de seus diferenciais uma excelente forma física.

No último domingo (17/05), durante a 3ª etapa da Copa Nextel Stock Car, no Autódromo de Santa Cruz do Sul, Antonio Pizzonia (Amir Nasr Racing) provou que uma preparação física bem trabalhada colabora para os bons resultados. Agora já recuperado e apenas com algumas dores musculares, o piloto passou por apuros ao competir durante 30 das 32 voltas da corrida sem a direção hidráulica em seu Peugeot 307. “Sem minha dedicação e profissionalismo para cuidar da parte física, eu não teria completado a prova”, afirma o amazonense, que chegou a brigar pelo pódio e terminou em quarto lugar.

Essa opinião foi compartilhada por muitas pessoas nos boxes da pista gaúcha. “Muitos pilotos e chefes de equipe vieram me falar que nenhum outro teria terminado a corrida, que seria possível apenas completar umas duas voltas”, conta o quarto colocado na Stock Car. A experiência serviu para que o piloto de Manaus aumentasse sua convicção de que vale a pena manter essa mentalidade. “Eu sempre levei isso a sério e me preparei mais do que as categorias onde corri exigiam. Para ter uma folga e se precisar ir além do necessário, tenho que estar em condições. Eu dificilmente me canso após uma corrida de Stock Car. E depois de tudo o que aconteceu, tenho um motivo a mais para continuar trabalhando assim”, revela o piloto que já correu na Fórmula 1 e Fórmula Mundial, modalidades que exigem muito preparo físico.

O piloto da Amir Nasr Racing treina diariamente de 6 a 7 horas em Manaus. “Como eu treino bastante, procuro variar o máximo possível o meu treinamento para não criar uma rotina”, afirma o ‘Jungle Boy’, como ficou conhecido na Europa. Além de exercícios aeróbicos e de musculação na academia, Pizzonia também pratica outros esportes, como ciclismo, natação, corrida, caiaque, futebol, tênis e squash. “Eu também programo o meu treino conforme a minha necessidade, o que eu preciso melhorar. Tênis e squash, por exemplo, são bons para a concentração”, explica.

Além de esportes convencionais, Antonio também costuma encarar desafios diferentes. “Eu já participei da Maratona de Nova Iorque e estou sempre atrás de algo novo. Cheguei a treinar com uns amigos que irão participar de um Iron Man no final do mês, mas por problemas com meu joelho eu não pude manter a mesma carga de treinamento, e nem participar da competição”, relata o esportista. “É importante juntar a obrigação da preparação com o prazer de praticar o esporte. Eu gosto muito do que faço”, ressalta.

Além do físico, os cuidados com a mente têm destaque especial no dia-a-dia de Pizzonia. “Não é apenas do corpo que um atleta, um piloto precisa cuidar. Também faço exercícios para a mente, visando situações que vou encontrar nas corridas. Como manter o foco prolongado e manter o foco quando estamos com grande desgaste físico, momentos em que em um milésimo de segundo os erros podem acontecer”, finaliza.

Confira a classificação da Copa Nextel Stock Car após quatro etapas:

1º) Max Wilson (CA, SP), 53
2º) Valdeno Brito (P3, PB), 49
2º) Cacá Bueno (P3, RJ), 49
4º) Antonio Pizzonia (P3, AM), 44
5º) Átila Abreu (CA, SP), 41
6º) Allam Khodair (P3, SP), 39
7º) Paulo Salustiano (CA, SP), 36
8º) Ricardo Mauricio (CA, SP), 32
8º) Daniel Serra (P3, SP), 32
10º) Thiago Camilo (CA, SP), 29
11º) Antonio Jorge Neto (P3, SP), 26
12º) Xandinho Negrão (CA, SP), 21
13º) Marcos Gomes (CA, SP), 19
14º) Nonô Figueiredo (CA, SP), 18
15º) David Muffato (P3, PR), 14
15º) Luciano Burti (CA, SP), 14
17º) Lico Kaesemodel (CA, PR), 10
17º) Ricardo Zonta (P3, PR), 10
17º) Giuliano Losacco (P3, SP), 10
20º) Alceu Feldmann (CV, PR), 9
20º) Popó Bueno (CV, SP), 9
22º) Ricardo Sperafico (P3, PR), 8
22º) Rodrigo Sperafico (P3, PR), 8
24º) Felipe Maluhy (P3, SP), 5
25º) Thiago Marques (P3, PR), 3
26º) Norberto Gresse (CA, SP), 2
27º) Enrique Bernoldi (P3, PR), 1
27º) Duda Pamplona (CV, RJ), 1 ponto.

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 13/09 - Classificatórias foram interrompidas duas vezes
 13/09 - Festa em família na comemoração da segunda pole position
 13/09 - Alexandre Foizer vai sair na frente da disputa em Vitória
 13/09 - Fábio Carreira comandou o último treino da Clio
 13/09 - Confira os pontos finais da ?caminhada para lugar algum?
 13/09 - Wirdheim ganhou e Sperafico foi o terceiro na última prova do Internacional
 13/09 - Khodair outra vez na frente
 13/09 - Perera sai na frente. Streit será o melhor brazuca no grid da Italiana
 13/09 - Domínio carioca na Enseada
 13/09 - O líder Khodair foi o melhor na capital capixaba
 13/09 - Ralf desistiu. E Gene disputará sua 33ª corrida no ?circo?
 13/09 - Michael e Juan Pablo vão largar na primeira fila
 13/09 - Montoya respondeu, e terminou na frente o último ensaio
 13/09 - Michael e Rubens na frente no primeiro ensaio
 12/09 - Veja a ordem de saída dos boxes na classificatória em Monza
 12/09 - Mais uma foto do fundo do baú
 12/09 - Fórmula 3 terá treinos coletivos em Londrina
 12/09 - Fórmula Renault e Copa Clio movimentam a economia da cidade
 12/09 - Pista aberta para carros e pilotos nas ruas de Vitória
 12/09 - Wirdheim na pole position da última etapa da temporada

... 580 581 582 583 584 585 586 587 588 589 590 591 592 593 594 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados