Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/09 - Veja a ordem de entrada na pista na classificatória
 27/09 - Barrichello superou Trulli no último treino
 27/09 - Trulli, de novo
 27/09 - Piquet largará mais uma vez na frente
 26/09 - De olho na telinha - atualização
 26/09 - Junqueira marcou a pole provisória em Miami
 26/09 - Mais um Boesel no automobilismo
 26/09 - Davison encabeçou os tempos. Piquet foi o 6º
 26/09 - Clemente dominou os treinos livres em Interlagos
 26/09 - Trulli segue imbatível em Indianápolis
 26/09 - Jarno na frente. Depois veio Ralf
 26/09 - Treino está prosseguindo sob chuva
 26/09 - Trulli foi o melhor entre os 11 do treino extra
 26/09 - Raikkonen terá de ser seu próprio escudeiro
 26/09 - Williams e BAR podem participar dos treinos das sexta-feiras
 26/09 - Baixas temperaturas devem marcar os treinos nesta sexta-feira
 25/09 - Resultados da 6ª etapa do Regional de Kart (ECPA)
 25/09 - Suzuki e Martins, mais dois finalistas para a Seletiva Petrobras
 25/09 - Cevert: mais uma do fundo do baú sobre as provas nos EUA
 25/09 - Mais uma foto ?do fundo do baú?

... 573 574 575 576 577 578 579 580 581 582 583 584 585 586 587 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados