Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 15/04 - FARA: Resultado completo da 2ª etapa
 14/04 - Chaves venceu, e Razia ficou em 5º na Indy Lights
 13/04 - Parente & cia venceram, e Ramos foi o 4º em Monza
 13/04 - Blancpain: Resultado completo da prova em Monza
 13/04 - Blancpain: Resultado por classes
 13/04 - Por 68 milésimos, Totti venceu a batalha da Truck em Curitiba
 13/04 - Resultado completo da corrida de Curtiba
 13/04 - Pruett/Rojas venceram, e Fittipaldi foi 3º na prova em Long Beach
 13/04 - Resultado por classes da prova em Long Beach
 13/04 - Resultado completo da prova em Long Beach
 12/04 - Giaffone deixa todos para trás na classificatória em Curitiba
 12/04 - O grid completo para a corrida em Curitiba
 12/04 - Indy Lights: Veach alinhará na pole, e Razia larga em 5º
 12/04 - Hunter-Reay largará na pole. Castro Neves será 9º e Kanaan 13º no grid
 12/04 - F-Indy: resultado da classificatória em Long Beach
 11/04 - F-Indy: Tempos do 1º treino
 11/04 - F-Indy: Tempos do 2º treino
 11/04 - Pruett/Rojas largam na pole; Negri e Fittipaldi vêm a seguir em Long Beach
 11/04 - O grid por classes para a corrida em Long Beach
 11/04 - O grid completo para a prova de Long Beach

... 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados