Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/09 - Piquet e Moreno movimentaram os rankings
 29/09 - Montoya foi confirmado para as 500 Milhas da Granja Viana
 29/09 - Waltrip ?sobreviveu? a corrida em Talladega
 28/09 - Veja como ficou a pontuação final do Inglês
 28/09 - Schumacher ganhou pela segunda vez em Indianápolis
 28/09 - Apesar da barbeiragem, Junqueira diminuiu a desvantagem
 28/09 - Ferrari superou a Williams. A Sauber passou a BAR
 28/09 - Michael soma 9 pontos a mais que Kimi
 28/09 - Michael ganhou. Segundo lugar de Kimi adiou a decisão
 28/09 - Dominguez venceu. Moreno e Salo vieram em seguida
 28/09 - Barba, cabelo e bigode de Piquet também na última do Inglês
 28/09 - Piquet venceu pela quinta vez na temporada
 27/09 - Paulistas levaram a melhor na classificatória em Interlagos
 27/09 - Saiba quem foram os vencedores do sábado na Aldeia
 27/09 - Raikkonen será o pole da prova em Indianápolis
 27/09 - Confira a formação do grid para a prova em Miami
 27/09 - Fernandez rouba a pole de Junqueira em Miami
 27/09 - De Ferran revê os amigos em Indianápolis
 27/09 - Junqueira encabeçou o último treino em Miami
 27/09 - Nelsinho será o pole também na prova de encerramento do Inglês

... 572 573 574 575 576 577 578 579 580 581 582 583 584 585 586 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados