Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/10 - Eduardo Leite foi o destaque pela Graduados ?B?
 07/10 - Guilherme de Conto chegou na frente pela Júnior
 07/10 - Biancchini foi o grande nome da Júnior Menor
 07/10 - João Abreu ganhou a prova da Cadete
 07/10 - Paranaense de Arrancada lotou as arquibancadas em Pinhais
 06/10 - Stock Car volta a Curitiba em novembro
 06/10 - Jordan aluga carro para piloto japonês em Suzuka
 06/10 - Ryan Newman segue sua rotina de vitórias na NASCAR
 05/10 - Confusão com pneus desclassificou a Bassani Racing
 05/10 - Caiu para 35 pontos a vantagem do líder Fogaça
 05/10 - Khodair isolou-se ainda mais na liderança do ranking de vitórias
 05/10 - Elias Jr. continua a comandar o ranking de vitórias na Copa Clio
 05/10 - Babini/Peter festejam o surpreendente resultado no Estoril
 05/10 - Confira os ?sobreviventes? da louca rodada paulista
 05/10 - Macarrão saltou do caminhão em chamas
 05/10 - Cirino venceu a "superaquecida" disputa em Interlagos
 05/10 - Khodair assume a liderança na tabela do campeonato
 05/10 - Vitória tranqüila de Allam Khodair em Campo Grande
 05/10 - Caminhão já queimava ao bater
 05/10 - Incêndio em caminhão interrompe prova em Interlagos

... 567 568 569 570 571 572 573 574 575 576 577 578 579 580 581 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados