Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Pizzonia destaca importância da preparação física para ir bem nas pistas
Terça-feira, 19 de Maio de 2009
 
Piloto amazonense acredita que em outras condições não seria possível completar a prova de Santa Cruz do Sul sem a direção hidráulica.

Muita gente pode não dar a devida importância, mas uma boa preparação física é fundamental para o sucesso no automobilismo. Como em qualquer outro esporte, ser um verdadeiro atleta ajuda muito no resultado final de uma disputa em uma prova. Campeões mundiais como Ayrton Senna e Michael Schumacher tinham com um de seus diferenciais uma excelente forma física.

No último domingo (17/05), durante a 3ª etapa da Copa Nextel Stock Car, no Autódromo de Santa Cruz do Sul, Antonio Pizzonia (Amir Nasr Racing) provou que uma preparação física bem trabalhada colabora para os bons resultados. Agora já recuperado e apenas com algumas dores musculares, o piloto passou por apuros ao competir durante 30 das 32 voltas da corrida sem a direção hidráulica em seu Peugeot 307. “Sem minha dedicação e profissionalismo para cuidar da parte física, eu não teria completado a prova”, afirma o amazonense, que chegou a brigar pelo pódio e terminou em quarto lugar.

Essa opinião foi compartilhada por muitas pessoas nos boxes da pista gaúcha. “Muitos pilotos e chefes de equipe vieram me falar que nenhum outro teria terminado a corrida, que seria possível apenas completar umas duas voltas”, conta o quarto colocado na Stock Car. A experiência serviu para que o piloto de Manaus aumentasse sua convicção de que vale a pena manter essa mentalidade. “Eu sempre levei isso a sério e me preparei mais do que as categorias onde corri exigiam. Para ter uma folga e se precisar ir além do necessário, tenho que estar em condições. Eu dificilmente me canso após uma corrida de Stock Car. E depois de tudo o que aconteceu, tenho um motivo a mais para continuar trabalhando assim”, revela o piloto que já correu na Fórmula 1 e Fórmula Mundial, modalidades que exigem muito preparo físico.

O piloto da Amir Nasr Racing treina diariamente de 6 a 7 horas em Manaus. “Como eu treino bastante, procuro variar o máximo possível o meu treinamento para não criar uma rotina”, afirma o ‘Jungle Boy’, como ficou conhecido na Europa. Além de exercícios aeróbicos e de musculação na academia, Pizzonia também pratica outros esportes, como ciclismo, natação, corrida, caiaque, futebol, tênis e squash. “Eu também programo o meu treino conforme a minha necessidade, o que eu preciso melhorar. Tênis e squash, por exemplo, são bons para a concentração”, explica.

Além de esportes convencionais, Antonio também costuma encarar desafios diferentes. “Eu já participei da Maratona de Nova Iorque e estou sempre atrás de algo novo. Cheguei a treinar com uns amigos que irão participar de um Iron Man no final do mês, mas por problemas com meu joelho eu não pude manter a mesma carga de treinamento, e nem participar da competição”, relata o esportista. “É importante juntar a obrigação da preparação com o prazer de praticar o esporte. Eu gosto muito do que faço”, ressalta.

Além do físico, os cuidados com a mente têm destaque especial no dia-a-dia de Pizzonia. “Não é apenas do corpo que um atleta, um piloto precisa cuidar. Também faço exercícios para a mente, visando situações que vou encontrar nas corridas. Como manter o foco prolongado e manter o foco quando estamos com grande desgaste físico, momentos em que em um milésimo de segundo os erros podem acontecer”, finaliza.

Confira a classificação da Copa Nextel Stock Car após quatro etapas:

1º) Max Wilson (CA, SP), 53
2º) Valdeno Brito (P3, PB), 49
2º) Cacá Bueno (P3, RJ), 49
4º) Antonio Pizzonia (P3, AM), 44
5º) Átila Abreu (CA, SP), 41
6º) Allam Khodair (P3, SP), 39
7º) Paulo Salustiano (CA, SP), 36
8º) Ricardo Mauricio (CA, SP), 32
8º) Daniel Serra (P3, SP), 32
10º) Thiago Camilo (CA, SP), 29
11º) Antonio Jorge Neto (P3, SP), 26
12º) Xandinho Negrão (CA, SP), 21
13º) Marcos Gomes (CA, SP), 19
14º) Nonô Figueiredo (CA, SP), 18
15º) David Muffato (P3, PR), 14
15º) Luciano Burti (CA, SP), 14
17º) Lico Kaesemodel (CA, PR), 10
17º) Ricardo Zonta (P3, PR), 10
17º) Giuliano Losacco (P3, SP), 10
20º) Alceu Feldmann (CV, PR), 9
20º) Popó Bueno (CV, SP), 9
22º) Ricardo Sperafico (P3, PR), 8
22º) Rodrigo Sperafico (P3, PR), 8
24º) Felipe Maluhy (P3, SP), 5
25º) Thiago Marques (P3, PR), 3
26º) Norberto Gresse (CA, SP), 2
27º) Enrique Bernoldi (P3, PR), 1
27º) Duda Pamplona (CV, RJ), 1 ponto.

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 10/10 - Jarno Trulli: o melhor também na pré-classificação
 10/10 - Por dentro da história da Stock Car Brasil
 10/10 - Jarno Trulli começa na frente em Suzuka
 09/10 - Os carros da Renault vão mostrar ?nova cara? na prova japonesa
 09/10 - Domínio da Renault nos treinos extras em Suzuka
 09/10 - Mitsubishi confirma vaga de segundo piloto para 2004
 09/10 - Sol apareceu e pilotos da Fórmula 3 treinaram em Cascavel
 09/10 - Desistência de Villeneuve antecipa a estréia de Sato na BAR
 09/10 - Chuva cancelou treinos nessa quinta-feira em Cascavel
 09/10 - Confira a programação da Fórmula 3 Sul-americana em Cascavel
 09/10 - Foizer estréia com um Fórmula 3
 09/10 - Em Cascavel, dois títulos podem ser definidos
 09/10 - Guaporé é a próxima parada da Pick-Up Racing
 09/10 - Duas novas equipes confirmadas na 500 Milhas da Granja
 09/10 - Farfus Júnior fatura o título, mesmo antes de correr
 08/10 - Categoria espera recorde de público na disputa mexicana
 08/10 - Confira a programação do final de semana no Texas
 08/10 - Corrida não será mostrada ao vivo no Brasil
 08/10 - Texas Motor Speedway: o palco da grande final
 08/10 - Cinco candidatos ao título da Fórmula Indy

... 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 575 576 577 578 579 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados