Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 25/10 - Thomaz passa a co-liderar o ranking de melhores voltas
 25/10 - Allam já ganhou quatro vezes nesta temporada
 25/10 - Khodair ganhou a 9ª etapa do Brasileiro
 25/10 - Fábio Carreira largará na frente neste domingo
 25/10 - Comando catarinense no Warm Up em Pinhais
 25/10 - Outra vez, domínio de Fábio Carreira
 25/10 - Bourdais roubou a pole position nas ruas australianas
 24/10 - Junqueira de novo na frente na Austrália
 24/10 - Brazuca foi o melhor da sexta-feira em Porto Rico
 24/10 - 20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
 24/10 - Khodair isolou-se ainda mais, e Thomaz ganhou posições no ranking
 24/10 - Margaritis conquistou uma inédita pole grega na categoria
 24/10 - Junqueira tentará segurar a pole na classificatória de logo mais
 24/10 - Khodair sairá na frente na prova do domingo
 24/10 - Fábio Carreira foi o melhor no segundo treino da Clio
 24/10 - De Ferran recebeu a chave de Ft. Laudardale
 24/10 - Domínio brasiliense no treino em Pinhais
 24/10 - Conill comandou o primeiro treino da Clio em Pinhais
 24/10 - Thomaz sairá na pole da primeira prova em Pinhais
 24/10 - Fernandez foi o mais rápido em solo australiano

... 558 559 560 561 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados