Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Certame da Indy Lights ameaçado de extinção
Segunda-feira, 16 de Julho de 2001
 
O certame da Fórmula Indy Lights que é organizado pela CART pode estar caminhando para a extinção, sendo substituído por um semelhante, promovido pela rival Indy Racing League.

O Indianapolis Motor Speedway detêm os direitos de uso do nome da categoria, e o responsável pela promoção do certame organizado pela CART, Roger Bailey, admite que pode não ser capaz de atender às exigências para continuar a promover seu campeonato.

Paralelamente, o presidente do IMS, Tony George, pensa ter seu próprio certame, que contaria inicialmente com duas provas, a primeira delas em maio, no circuito oval de Indianápolis, e a outra no sábado que antecede a realização do GP de Fórmula 1.

Na disputa de seu campeonato, George pretende usar chassis Dallara e motores Judd V-8 de 3 litros, e Bailey admite que não conseguiu contratos que lhe garantam chassis e motores para além do final desta temporada.

Bailey criticou bastante à CART, dizendo que a entidade é a responsável pela situação a que chegou o certame que promove. "Até que a corda enrole nosso pescoço, ainda temos esperanças, mas nós certamente estamos no corredor da morte?, falou.

A CART começou a promover o campeonato da Indy Lights em 1998, e de lá para cá o certame vem perdendo muito em interesse. Outra categoria que está sob a responsabilidade da entidade é a Fórmula Toyota/Atlantic, que também só tem feito encolher os grids nos dois últimos anos.

Para basear suas críticas, Bailey lembra que em 1997 as provas da Indy Lights tinham grids formados por 28 carros, número que caiu para 18 um ano após, e que na temporada deste ano encolheu ainda mais. ?As duas categorias vem sofrendo com o encolhimento do grid?, diz ele. ?Tivemos corridas da Toyota/Atlantic com poucos carros, e algumas da Fórmula Indy Light onde não houveram mais que 10 pilotos alinhados?, protesta.

Como resultado do flagrante encolhimento, a Indy Lights tem chamado pouco a atenção da mídia, o que faz com que diversos antigos proprietários de equipes tenham uma série de histórias a contar sobre as dificuldades para a conquista de patrocínios.

Uma única categoria de suporte

Dizendo que a CART não moveu uma palha para evitar que a Fórmula Indy Lights chegasse ao estágio atual, Roger Bailey diz acreditar que a intenção da entidade seja a de ?matar? definitivamente a categoria, mantendo a Fórmula Toyota/Atlantic como a única a realizar as chamadas ?provas de sustentação?.

?No ano passado, quando o Bobby Rahal ainda era presidente da CART, houve a decisão de ter apenas uma categoria de sustentação, e, com base não sei no que, foi decidido que essa categoria seria a Toyota/Atlantic?, falou Bailey.

Roger disse que uma carta com aquilo que seria o esboço do novo campeonato da Toyota/Atlantic circulou no último inverno norte-americano, o que teria desestimulado muitos proprietários de equipes da Indy Lights a continuarem investindo. ?Era uma carta confidencial, e não sei como diabos ela se tornou pública?, reclamou.

?Eu poderia estar tratando das questões que envolvem os chassis e motores da Indy Lights, mas ninguém me deu autoridade para isso. Assim fico aqui sentado como um bolha, um porco vagabundo?, finaliza.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/11 - Melo Júnior movimentou os três rankings
 03/11 - Polícia é acionada para investigar suposto caso de espionagem
 02/11 - Melo Júnior venceu. Farfus fechou o ?1-2? brazuca em Cagliari
 02/11 - Russo, Sousa e Diez garantiram vagas na prova européia do Billand Challenge
 02/11 - Kubica venceu também neste domingo
 01/11 - Kubica vence a primeira do Masters de Fórmula 3 em Cagliari
 01/11 - Primeira fila brasileira em Cagliari
 31/10 - Mark Taylor será o segundo piloto da Panther em 2004
 31/10 - Kanaan e Wheldon tiveram seus contratos renovados
 31/10 - Piquet e Carbone vão correr em Macau
 31/10 - Confira os inscritos para a prova em Macau
 31/10 - Marc Gené continuará como piloto de testes da Williams
 31/10 - Colin McRae fora da temporada 2004
 30/10 - De olho na telinha
 30/10 - Dois incêndios podem ter tido a mesma causa
 30/10 - Fleck perde caminhão em incêndio
 30/10 - Fox pode substituir o Gol no Brasileiro de Rali
 30/10 - Solidariedade da CART com o incêndio na Califórnia
 30/10 - Site tem fotos da Copa Brasil
 30/10 - McLaren deve testar em novembro a versão ?pula um? de seu carro

... 555 556 557 558 559 560 561 562 563 564 565 566 567 568 569 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados