Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/11 - A programação da rodada da F-Renault e Copa Clio em Florianópolis
 20/11 - Confira algumas histórias, e os vencedores da "Cascavel de Ouro"
 20/11 - Rodada dupla vai definir os títulos do Carioca de Turismo
 19/11 - As máquinas já chegaram a Tarumã
 19/11 - Tripla vitória brasileira nos EUA
 19/11 - Floripa deve abrigar uma festa de velocidade no final de semana
 19/11 - Divulgados os horários do final de semana em Interlagos
 19/11 - Confira a programação para o final de semana em Interlagos
 19/11 - Em sua volta, ?Cascavel de Ouro? reunirá duas gerações de pilotos da Stock
 18/11 - Goiânia vai voltar a sediar corridas das categorias
 18/11 - Pela 5ª vez, Curitiba será o palco da abertura da Stock Car
 18/11 - Fórmula 3 Sul-americana terá muitas novidades para 2004
 18/11 - País tem ?carta de intenções? assinada com a FOM
 18/11 - Manning venceu a primeira edição da prova na Coréia
 18/11 - Ecclestone confirma pequenas mudanças no GP da Austrália
 18/11 - Sauber anuncia a data de lançamento do seu novo carro
 18/11 - Confira a lista dos pilotos no ?Super Prix? na Coréia
 18/11 - RS pode ganhar seu terceiro autódromo
 18/11 - Molson entra na história, e salva o GP do Canadá
 18/11 - Definidos os primeiros campeões da Arrancada de Tratores

... 544 545 546 547 548 549 550 551 552 553 554 555 556 557 558 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados