Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 06/05 - Histórico- Adolpho Rossi (RS) - 2014
 03/05 - Outra vitória da Toyota, e Di Grassi na “P2” em Spa
 03/05 - 6 Hs de Spa: resultados por classes
 03/05 - 6 Hs de Spa: resultado completo
 29/04 - Sainz e Rowland venceram, e Fantin fez "P10" e "P12" na WS
 29/04 - Resultados da WS na Espanha
 29/04 - Eurocup: resultados das 1ª e 2ª etapas
 29/04 - Eurocup: Vitórias de De Vries e Pizzitola, e dois pódios para Bonifácio
 29/04 - WC: Lazzaro e Palmer na geral, e Hahn no topo do pódio
 29/04 - World Challenge: Resultado por classes da 4ª etapa
 29/04 - World Challenge: Resultado completo da 4ª etapa
 29/04 - World Challenge: Resultado por classes da 3ª etapa
 29/04 - World Challenge: Resultado completo da 3ª etapa
 28/04 - Radical SR3 Challenge: Ferguson e Keen/Belshaw venceram na abertura
 28/04 - Radical SR3 Challenge: Resultados de Donington Park
 27/04 - F:Indy: vitória de Hunter-Reay. Kanaan foi o 9º e Castro Neves o 19º
 27/04 - F-Indy: Resultado da prova no Alabama
 27/04 - Pro Mazda: Pigot venceu as duas no Barber Motorsport Park
 27/04 - Pro Mazda: Resultado das corridas no Barber Sport Park
 27/04 - Indy Lights: vitória de Chaves, e a “P4” para Razia

... 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados