Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Falta de treino prejudica os pilotos novatos no Brasileiro de Stock V8
Terça-feira, 28 de Agosto de 2001
 
Regulamento veta testes privados. Participantes dependem da programação de cada corrida para assimilar a pilotagem do novo carro da categoria.

A proibição, por regulamento, de treinos particulares pelos pilotos que disputam o Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 tem representado o principal drama para pilotos estreantes na categoria. Além do tempo escasso para a preparação prática dos carros, esses pilotos têm sofrido pelo pouco tempo para adaptação ao novo carro que a categoria adotou nesta temporada, com motores de oito cilindros que geram 450 cavalos de potência.

A oitava etapa, no último fim de semana em Goiânia, foi um drama ainda maior para os novatos. Por conta de problemas com a pista, que se deteriorava a cada vez que os carros iam para a pista, os organizadores cancelaram duas sessões de treinos livres. "Esses treinos são a oportunidade que temos para aprender mais sobre o carro, para assimilar a tocada. O cancelamento complicou ainda mais as coisas", comenta o paulista Rodrigo Hanashiro.

Rodrigo, em Goiânia, teve um martírio a mais. Nos treinos classificatórios, assegurou o 15º lugar. "Num grid com 29 carros, até que estava bom. Eu poderia fazer uma corrida de estratégia e garantir pontos no campeonato", considera. No entanto, sua participação na prova foi mais curta do que se poderia esperar: ao deixar os boxes para alinhar no grid, o motor do carro quebrou, inviabilizando sua participação na corrida, que acabou vencida por Chico Serra.

"Nem cheguei a participar da prova. Isso quer dizer que, além de termos trabalhado praticamente em vão durante todo o fim de semana, perdi mais uma importante oportunidade de aprender mais sobre o carro, sobre a categoria", diz Rodrigo, que pilota para a Filipaper Racing. "Para pilotos do nível de Chico Serra, Ingo Hoffmann ou Xandy Negrão, um treino a mais ou a menos não faz diferença. Para nós, que ainda estamos aprendendo, a diferença é enorme".

O carioca Sandro Tannuri, companheiro de Rodrigo, vive uma situação parecida. Como não houve pré-temporada, vem utilizando as corridas da Stock para o aprendizado ao novo carro. "No ano passado, quando estreei na Stock, fiz uma boa pré-temporada com o Omega. O resultado foi a conquista do vice-campeonato brasileiro da classe Light, com o mesmo número de pontos do campeão. Nesse ano, sem a pré-temporada, a coisa está difícil", reconhece.

Tannuri, em especial, vem pagando o preço pela falta de conhecimento. "Eu tive uma série de problemas em treinos neste ano. Fiquei fora de três corridas por causa de um acidente nos treinos em Porto Alegre. Fui um dos pilotos que menos andou com o novo carro. Quando cancelaram os treinos livres em Goiânia por causa do asfalto que estava soltando pedaços, pensei ?pô, isso é um complô contra mim?. É complicado", explana, sem deixar seu habitual bom humor de lado.

Com permanência confirmada na Stock Car V8 para 2002, o piloto carioca da Filipaper Racing adotou uma estratégia no mínimo inusitada para ser mais combativo: usar as provas restantes do atual campeonato como preparação para a próxima temporada. "Um bom aproveitamento das corridas desse ano vai ser um ponto-chave para eu aumentar meu rendimento no ano que vem. Certo é que, sem treino, você não tem como andar na frente", finaliza Tannuri.

Colaborou Luciano Monteiro
 
Marcos Abreu Ferreira
 
» Leia também

 04/01 - Clima é de expectativa na Williams
 04/01 - Floripa vai sediar a abertura do Sul-brasileiro
 03/01 - Bell Motorsports começa na frente em Daytona
 03/01 - Erdos confirma presença na 24 Horas de Daytona
 03/01 - Uso de um único Kartódromo é novidade no Brasileiro de 2004
 03/01 - Falecimento do promotor não deve interromper a Pick Up Racing
 02/01 - Texas Motor Speedway investe na reforma das grades de proteção
 02/01 - Confira as categorias em que os pilotos podem ser enquadrados
 02/01 - Federações acolherão pedidos, mas não emitirão as Cédulas de Pilotos
 31/12 - Balanço da temporada 2003 é o tema do ?Papo de Box?
 31/12 - Novo grupo de olho na CART
 31/12 - CART ainda não teve sua venda aprovada
 30/12 - McLaren renova parceria com a Henkel
 30/12 - A Índia também quer um Grande Prêmio
 28/12 - No Brasil, a lei foi atualizada
 28/12 - Emissora de TV irlandesa ignora pressão antitabagista
 28/12 - Bom público, e a vitória do ?Corvo Demolidor? no ?Primeiro Demolicar?
 26/12 - Baumgartner completa o quadro de pilotos da Minardi
 26/12 - Acordo pode evitar ?racha?
 26/12 - Serviço: Licença Internacional ficará isenta do pagamento de taxa

... 531 532 533 534 535 536 537 538 539 540 541 542 543 544 545 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados