Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Indy Lights: Rodrigo Barbosa anda pela primeira vez em Indianápolis
Quinta-feira, 07 de Maio de 2009
 
Brasileiro andou a mais de 300 km/h e ficou admirado com a grandeza de um dos maiores templos da velocidade em todo o mundo

Por toda a sua história, o Autódromo de Indianápolis, nos Estados Unidos, causa uma mescla de intimidação e encantamento. O oval mais representativo do automobilismo norte-americano recebe nesta semana os pilotos que irão participar do treino de definição do grid de largada da Indy 500, neste sábado (09/5), mas antes alguns visitantes de primeira viagem participaram dos testes coletivos da Indy Lights, que no dia 22 de maio, fará a prova de suporte das 500 milhas mais famosas do mundo.

Estreante na categoria de acesso da Fórmula Indy, o brasileiro Rodrigo Barbosa ficou muito admirado com tudo o que viu. “Indy é um monstro, uma cidade, só estando lá dentro para dizer o que está sentindo”, afirma o piloto da região de Sorocaba, interior de São Paulo.

Mesmo com as arquibancadas ainda vazias, os novatos já tiveram a dimensão do que é o autódromo. “Só de imaginar meio milhão de pessoas assistindo, mais a televisão te vendo, e já dá pra sentir um friozinho na barriga”, conta Rodrigo Barbosa.

O titular da equipe brasileira ELFF Racing acredita que só o fato de ter dado as primeiras volta no circuito já é um marco em sua trajetória. “Foi mais uma novidade e uma grande evolução para a minha carreira chegar e andar no mais famoso autódromo do planeta”, garante.

O piloto de 20 anos conta que fora toda a mística, pilotar em Indianápolis também é diferente. “É diferente dos outros ovais, pois não tem tanta inclinação. Então a entrada de curva exige mais respeito. Demora um pouco mais para adquirir confiança até fazer tudo de pé embaixo”, atesta. Ele também ressalta que é mais trabalhoso. “Ao contrário de outros circuitos, é preciso ficar trocando de marchas, mas apenas a quinta e a sexta”, afirma. “Além disso, como a pista é plana e larga, leva certo tempo até você descobrir o traçado mais rápido, pois existem várias possibilidades de traçado”.

Acelerando a mais de 300 Km/h

Rodrigo revela que a sensação de andar além dos 300 km/h é formidável. “Cheguei aos 307 km/h, a maior velocidade que já atingi até hoje. É muito bom”, completa. Ele também lembra que os fortes ventos da região podem fazer a diferença. “Venta muito na pista e por isso o piloto tem que ficar atento. Muda o acerto aerodinâmico e é preciso ter cautela”, diz.

Durante os testes abertos em Indianápolis a todos os participantes da Indy Lights no começo da semana, o representante da ELFF Racing contou com ajuda da categoria, que auxilia as equipes e pilotos novatos. “A Indy dá um apoio, inclusive técnico. Com o auxílio de um profissional deles, mudamos bastante o carro e encontramos melhor equilíbrio após usarmos outras molas, amortecedores, e alinhamento”, revela.

A única preocupação de Rodrigo foi em relação aos pneus disponibilizados para os treinamentos. “Em poucas voltas os pneus traseiros já se desgastaram. Muitos tiveram este problema. Meu receio é que não agüente as 100 milhas. Acho que terão que mudar para composto mais duro, senão corremos risco”, analisa.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 30/01 - Walker Racing coloca seus carros a venda
 30/01 - Equipes receberão uma ajuda de custo
 30/01 - Pizzonia confirmado como piloto de testes da Williams
 29/01 - Barron foi o mais rápido nos treinos em Homestead
 29/01 - Pizzonia volta à Williams em grande estilo
 29/01 - Vecci vai disputar o Brasileiro de Marcas
 29/01 - Completando as informações sobre a Mil Milhas
 29/01 - Renault apresentou seu novo modelo
 28/01 - ?Nunca vamos passar por isso de novo?, disse Gentilozzi
 28/01 - OWRS é a nova dona da CART
 28/01 - Montoya supera o recorde do circuito de Valência
 27/01 - Verstappen não defenderá a Jordan em 2004
 27/01 - Gené marca o melhor tempo dessa terça-feira em Valência
 26/01 - Sondermann ?inaugurou? dois dos placares 2004
 26/01 - Lucas Di Grassi vai disputar a Fórmula 3 Inglesa
 26/01 - Ferrari apresenta o F2004
 25/01 - Nenhuma surpresa em Monte Carlo. Loeb venceu de novo
 25/01 - #72 instalou pneus de chuva na parada
 24/01 - Sondermann vence na segunda etapa em Sebring
 24/01 - Domínio francês no segundo dia do Rali de Monte Carlo

... 527 528 529 530 531 532 533 534 535 536 537 538 539 540 541 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados