Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Certame da Indy Lights ameaçado de extinção
Segunda-feira, 16 de Julho de 2001
 
O certame da Fórmula Indy Lights que é organizado pela CART pode estar caminhando para a extinção, sendo substituído por um semelhante, promovido pela rival Indy Racing League.

O Indianapolis Motor Speedway detêm os direitos de uso do nome da categoria, e o responsável pela promoção do certame organizado pela CART, Roger Bailey, admite que pode não ser capaz de atender às exigências para continuar a promover seu campeonato.

Paralelamente, o presidente do IMS, Tony George, pensa ter seu próprio certame, que contaria inicialmente com duas provas, a primeira delas em maio, no circuito oval de Indianápolis, e a outra no sábado que antecede a realização do GP de Fórmula 1.

Na disputa de seu campeonato, George pretende usar chassis Dallara e motores Judd V-8 de 3 litros, e Bailey admite que não conseguiu contratos que lhe garantam chassis e motores para além do final desta temporada.

Bailey criticou bastante à CART, dizendo que a entidade é a responsável pela situação a que chegou o certame que promove. "Até que a corda enrole nosso pescoço, ainda temos esperanças, mas nós certamente estamos no corredor da morte?, falou.

A CART começou a promover o campeonato da Indy Lights em 1998, e de lá para cá o certame vem perdendo muito em interesse. Outra categoria que está sob a responsabilidade da entidade é a Fórmula Toyota/Atlantic, que também só tem feito encolher os grids nos dois últimos anos.

Para basear suas críticas, Bailey lembra que em 1997 as provas da Indy Lights tinham grids formados por 28 carros, número que caiu para 18 um ano após, e que na temporada deste ano encolheu ainda mais. ?As duas categorias vem sofrendo com o encolhimento do grid?, diz ele. ?Tivemos corridas da Toyota/Atlantic com poucos carros, e algumas da Fórmula Indy Light onde não houveram mais que 10 pilotos alinhados?, protesta.

Como resultado do flagrante encolhimento, a Indy Lights tem chamado pouco a atenção da mídia, o que faz com que diversos antigos proprietários de equipes tenham uma série de histórias a contar sobre as dificuldades para a conquista de patrocínios.

Uma única categoria de suporte

Dizendo que a CART não moveu uma palha para evitar que a Fórmula Indy Lights chegasse ao estágio atual, Roger Bailey diz acreditar que a intenção da entidade seja a de ?matar? definitivamente a categoria, mantendo a Fórmula Toyota/Atlantic como a única a realizar as chamadas ?provas de sustentação?.

?No ano passado, quando o Bobby Rahal ainda era presidente da CART, houve a decisão de ter apenas uma categoria de sustentação, e, com base não sei no que, foi decidido que essa categoria seria a Toyota/Atlantic?, falou Bailey.

Roger disse que uma carta com aquilo que seria o esboço do novo campeonato da Toyota/Atlantic circulou no último inverno norte-americano, o que teria desestimulado muitos proprietários de equipes da Indy Lights a continuarem investindo. ?Era uma carta confidencial, e não sei como diabos ela se tornou pública?, reclamou.

?Eu poderia estar tratando das questões que envolvem os chassis e motores da Indy Lights, mas ninguém me deu autoridade para isso. Assim fico aqui sentado como um bolha, um porco vagabundo?, finaliza.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/02 - Sauber cancelou o restante da programação
 04/02 - Massa sofre acidente em Barcelona
 04/02 - Um morreu, e quatro ficam feridos no Autódromo de Londrina
 03/02 - Pat Patrick confirma interesse na Fórmula Indy
 03/02 - Alan Chanoski continuará na Stock Car Light em 2004
 03/02 - Foi a vez de Takuma Sato superar o recorde em Barcelona
 03/02 - Fórmula Atlantic terá duas divisões em 2004
 03/02 - Nürburgring tem contrato renovado até 2009
 03/02 - IRL anuncia parceria com a TAG Heuer
 03/02 - Os suecos vão viver as emoções do WRC
 03/02 - Quase tudo está pronto em Bahrain
 03/02 - Jordan mantém patrocínio da Benson & Hedges
 03/02 - Barber Dodge não vai ser disputada em 2004
 02/02 - Nelsinho volta a treinar com a Williams
 02/02 - Button estabeleceu um novo recorde em Barcelona
 31/01 - GP de San Marino fora do calendário de 2005
 31/01 - ANR vai disputar também o certame da Stock Car
 31/01 - De olho na telinha
 30/01 - José Maria López assina com a Coloni Motorsports
 30/01 - Cacá Bueno e Thiago Marques serão os pilotos da Action Power

... 526 527 528 529 530 531 532 533 534 535 536 537 538 539 540 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados