Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/02 - Loeb assume a liderança do Rali da Suécia
 07/02 - Dezoito pilotos já estão confirmados para a disputa do ETCC
 07/02 - Times do ETCC já se movimentam para a temporada 2004
 07/02 - ?Shootout? abre o mais badalado certame norte-americano
 07/02 - Fórmula Renault volta a ter um campeonato europeu
 06/02 - De olho na telinha
 06/02 - Campeonato da DTM tem três marcas envolvidas
 06/02 - Alemão de Superturismo vai começar em 18 de abril
 06/02 - Martin encerra na frente o primeiro dia na Suécia
 06/02 - Massa voltará aos treinos na próxima semana
 05/02 - Fórmula CART adota novo sistema de pontuação
 05/02 - Sebring recebe algumas equipes da Fórmula CART
 05/02 - Montoya na frente no quarto dia em Barcelona
 05/02 - Fittipaldi obteve a segunda vitória verde e amarela em 2004
 05/02 - Christian participará de cerca de dez provas da NASCAR
 05/02 - Há um ano foi brincadeira. Domingo tornou-se fato
 04/02 - F-Brasil 1600 terá dois dias de treinos em São Paulo
 04/02 - Alonso comandou o dia de treinos em Barcelona
 04/02 - Massa nega desmaio após acidente dessa manhã
 04/02 - Outra equipe da F3 vai estrear na V8

... 525 526 527 528 529 530 531 532 533 534 535 536 537 538 539 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados