Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/05 - Ginetta Jr: Zelos e Caroline venceram. Cardoso fechou duas “P12”
 08/05 - Ginetta Jr: Resultados da 3ª rodada dupla
 08/05 - Nova pole, e outro pódio todo brazuca na F4 Sudamericana
 08/05 - Os números da F4 Sudamericana
 08/05 - F4 Sudamericana: resultados das etapas 3 e 4
 07/05 - DTM: Wittmann levou a melhor, e Farfus Jr foi 8º em Hockenheim
 07/05 - DTM: Resultado da corrida em Hockenheim
 07/05 - Europeu: Auer, Ocon e Verstappen venceram em Hockenheim
 07/05 - Resultados do Europeu em Hockenheim
 06/05 - Histórico- Henrique Baptista (SP) - 2014
 06/05 - Histórico- Bruno Senna (SP) - 2014
 06/05 - Histórico- Augusto Farfus Santos Jr (PR) - 2014
 06/05 - Histórico- William Ayer Jr (SP) - 2014
 06/05 - Histórico- Victor Guerin (SP) - 2014
 06/05 - Histórico- Sérgio Jimenez (SP) - 2014
 06/05 - Histórico- Rodrigo Rocha (RJ) - 2014
 06/05 - Histórico- Rodrigo De Paoli (RJ) - 2014
 06/05 - Histórico- Roberto Salles Dal Pont (SP) - 2014
 06/05 - Histórico- Pietro Fantin (PR) - 2014
 06/05 - Histórico- Pedro Cardoso (DF) - 2014

... 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados