Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 04/03 - Granja Viana ? Grupo 2 começa a temporada 2004 neste domingo
 04/03 - Ecclestone falou sobre as novas regras do ?circo?
 04/03 - Lançada a Planet Kart Magazine , única revista brasileira sobre kartismo
 04/03 - Serra tem novo emprego, afirma Boechat
 04/03 - Paranaense de Arrancada começa neste final de semana
 04/03 - Nesta noite, os primeiros treinos oficiais do ?circo?
 04/03 - Minardi renova o patrocínio com a Superfund
 03/03 - Newman-Haas re-contrata Jim McGee como diretor
 03/03 - Roberval Andrade finaliza testes com novos caminhões
 03/03 - Budweiser renova patrocínio com a Williams
 03/03 - Leinders e Monteiro confirmados na Minardi
 03/03 - Minardi finalmente mostrou seu carro para a temporada
 03/03 - RM/VOLKSWAGEN lança novo caminhão
 03/03 - Fórmula Renault e Copa Clio serão apoiadas por clubes de futebol
 03/03 - Brascar testará pneus em Interlagos
 03/03 - Autocross paulista inicia campeonato
 02/03 - Carreira Racing também estará presente na Stock Car Light
 02/03 - RedeTV! vai transmitir a Fórmula Truck nessa temporada
 29/02 - Darren Manning foi o alvo da fúrias dos adversários
 29/02 - ?Pelo menos ele passou por dentro?, conforma-se Castro Neves

... 517 518 519 520 521 522 523 524 525 526 527 528 529 530 531 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados