Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/05 - Histórico- Armando Miranda (RS) - 2014
 15/05 - Histórico- Alexandre Figueredo (RS) - 2014
 15/05 - Resultados por classes da 2ª etapa do Sul-Americano
 15/05 - Resultado completo da 2ª etapa do Sul-Americano
 15/05 - Histórico- Luiz Felipe Nasr (DF) - 2014
 15/05 - Histórico- André Negrão (SP) - 2014
 14/05 - Cecotto Jr venceu uma, e Nasr desencantou na GP2 Series
 14/05 - Resultados da GP2 na Espanha
 14/05 - Os números da GP2 Series
 13/05 - Indy Lights: resultados das provas em Indianapolis
 13/05 - Indy Lights: Brabham e Razia venceram em Indianapolis
 12/05 - USF2000: Resultados da 5ª e 6ª etapas
 12/05 - Pagenaud venceu a prova no misto do IMS
 12/05 - F-Indy: Resultado da prova no IMS
 11/05 - Pro Mazda: Duas vitórias de Hargrove no misto de Indianapolis
 11/05 - Pro Mazda: Resultado das provas em Indianapolis
 11/05 - Hamilton passeou pela pista e venceu mais uma no “circo”
 11/05 - Os números do "circo"
 11/05 - Resultado do GP da Espanha
 08/05 - Oliveira colocou o Brasil no topo do pódio em Fuji

... 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados