Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Dakar: Varela/Ayala terminam em terceiro na sua categoria
Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2010
 
Entre os carros da classe gasolina da T2, o ex-campeão Mundial de Rally Cross Country Reinaldo Varela e o navegador Erley Ayala estão classificados em terceiro.

O Rally Dakar Argentina Chile terá nesta segunda-feira (04/1) a disputa mais curta dos 17 dias de prova. Apesar de ter apenas 182 km cronometrados, os mais de 300 participantes passarão por um grande teste entre La Rioja e Fiambalá, quando enfrentarão uma zona de dunas, a situação mais caótica para qualquer competição off-road. O desafio teve largada no dia 1º de janeiro em Buenos Aires e depois de passar duas vezes pela Cordilheira dos Andes e pelo deserto do Atacama no Chile, totalizando 9.030 km, chegará dia 17 de janeiro de volta à capital argentina.

No segundo dia de disputas (03/1) a dupla Al-Attiyah (Catar)/Gottschalk (Alemanha), com Volkswagen Touareg venceu a assumiu a liderança geral da prova. Os melhores brasileiros são Mauricio Neves/Clécio Maestrelli, também com Volkswagen, que chegaram em terceiro e estão em quinto na classificação. Reinaldo Varela/Erley Ayala (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte) terminaram o dia em segundo na T2.1 a gasolina, com um Mitsubishi Pajero Full praticamente original, e mantém o terceiro posto na categoria.

“Continuamos com um bom desempenho, sem ter sequer um problema mecânico. Continuamos cumprindo nosso objetivo de terminar o dia, e sempre entre os primeiros em nossa categoria”, comentou Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte), único brasileiro Campeão Mundial de Rally Cross-Country (2001), modalidade do mais tradicional rali off-road do mundo.

No domingo a competição teve um deslocamento inicial de 56 quilômetros a partir de Córdoba, começando com um trecho cronometrado de 355 quilômetros em Vila Carlos Paz. No começo a pista era rápida, com grandes retões, e depois passou por um trecho muito sinuoso e com saltos cegos de 25 km no alto da Serra de Córdoba. No meio da Especial os concorrentes tiveram cuidado com o câmbio e os freios, por causa da grande descida. “Hoje pegamos de tudo. O dia começou com chuva, depois neblina, passamos frio e chegamos debaixo de um sol ardido. Estamos cada vez mais sentindo o clima do Dakar!”, contou Varela.

Faltando cerca de 35 km, em um setor mais selvagem, menos sinuoso, Varela/Erley foram obrigados a fazer uma ultrapassagem e acabaram batendo em pedras grandes, que acabaram avariando uma roda. “Uma pedra ficou presa entre a roda e o freio e tivemos que parar para trocá-la. Se não fosse isto, poderíamos ter um resultado ainda melhor”, relatou Erley Ayala, preparador da equipe Mitsubishi/Pirelli/Blindarte/Rally Brasil e que está atuando como navegador. O dia terminou com um deslocamento de 276 km até La Rioja.

O terceiro dia de competição terá 441 km, sendo que 259 km de deslocamento na saída de La Rioja. A Especial começa com terra e passa para areia, onde percorrem cerca de 30 km em dunas, que costumam ser altas e são bem brancas. Vai exigir bastante experiência do piloto e navegador, além de forçar bastante o equipamento. “Com certeza o dia será curto, mas intenso. Nossa preocupação será novamente a de salvar o equipamento, que está rendendo bem às exigências até agora”, encerrou Varela, que foi segundo colocado no Dakar de 2001.

Em 25 anos de rali, Reinaldo Varela tem os títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country, pentacampeão Brasileiro, tetracampeão do Rally Internacional dos Sertões, pentacampeão Brasileiro e Campeão Sul-americano de Rali de Velocidade. Em 2009 foi o piloto que venceu mais provas de cross-country no Brasil.

A dupla Reinaldo Varela/Erley Ayala tem patrocínio de Mitsubishi/Pirelli/Blindarte e apoio Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean/Arycom/Artfix.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 03/04 - Barenitas não estão nem aí para os treinos
 03/04 - McLaren: a beira de um ataque de nervos
 03/04 - Está de volta o ?Efeito Michelin??
 03/04 - Outra vez Button em solo barenita
 03/04 - Button encabeçou o primeiro treino em Bahrain
 03/04 - Temperaturas mais amenas em Bahrain
 02/04 - Ralos soltos foram a explicação da Michelin
 02/04 - Beto Monteiro em primeiro nos treinos dessa sexta-feira
 02/04 - Alexandre Conill encerra os treinos de sexta na frente
 02/04 - Daniel Serra também foi o mais rápido no terceiro treino
 02/04 - Elias Jr volta a comandar os treinos em Londrina
 02/04 - Caminhão da Iveco não estará presente em Guaporé
 02/04 - Bia superou os marmanjos em Londrina
 02/04 - Corrigida a tabela de classificação da V8 Light
 02/04 - Nascimento Jr. volta a encabeçar a folha de tempos da Clio
 02/04 - Bruni e Glock multados por excesso de velocidade nos boxes
 02/04 - Treino foi interrompido duas vezes
 02/04 - Daniel Serra foi o melhor no primeiro treino em Londrina
 02/04 - Começou com 15 minutos de atraso o treino em Londrina
 02/04 - Confira os tempos do segundo treino

... 501 502 503 504 505 506 507 508 509 510 511 512 513 514 515 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados