Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Clima é de otimismo na Ferrari
Quinta-feira, 11 de Abril de 2002
 
A equipe Ferrari não pensa em outro resultado que não a vitória diante dos Tifosi, os fanáticos torcedores italianos que devem lotar completamente as dependências do "Autodromo Enzo e Dino Ferrari", em San Marino, uma república com apenas 60 quilômetros quadrados de área que neste final de semana sediará a 4ª etapa do Mundial de Fórmula 1.

Ross Brawn, o Diretor Técnico do time que têm sede em Maranello, diz que "É sempre muito emocionante correr na Itália diante dos Tifosi". Ross reconhece que o problema nos freios que deixou Michael Schumacher de fora do GP de San Marino do ano passado foi frustrante, mas ressaltou que o apoio dos torcedores foi fundamental para que o insucesso na prova que marcou a primeira vitória de Ralf Schumacher no "circo" pudesse ser superado: "Nós temos tido um apoio tremendo", ele falou, referindo-se aos torcedores.

Para Brawn, as dificuldades que os pilotos do time poderiam ter na corrida do próximo domingo com os freios e a tração serão facilmente contornáveis, já que segundo informou, nos treinos que a Ferrari realizou recentemente na pista de San Marino foram recolhidos "Dados técnicos suficientes" para a realização de modificações necessárias à última hora. "Testamos o novo carro em Imola há algumas semanas, o que nos permitiu ter uma boa base de dados para começarmos a trabalhar", ele conta.

O dirigente ferrarista diz que a pista de San Marino é, "junto com a do Canadá", uma das que mais exige dos freios dos carros, daí ter adiantado que os treinos da sexta-feira serão totalmente usados para a avaliação de qual dos três sistemas de frenagem disponíveis na equipe se enquadra melhor ao uso neste final de semana.

Segundo Brawn, os problemas de superaquecimento do sistema de freios que tiraram Michael Schumacher da corrida do ano passado "não deverão se repetir desta vez".

Menos carga na traseira

As características do traçado de San Marino exigem, além de um bom sistema de frenagem, que os carros tenham tração nas saídas de curva, mas sem que haja excesso de carga aerodinâmica na parte traseira do carro. "A melhor solução é correr com a parte traseira do carro o mais suave possível, sem deixar que escape", disse Ross Brawn, que ressaltou: "É um ajuste delicado, que o piloto tem de atingir no final de semana, adaptando o carro a sua própria maneira de conduzir", falou.

Para Brawn, o alcance do acerto ideal terá também muito a ver com os pneus: "Tivemos novos pneus no Brasil que testamos em Ímola, e teremos outro novo composto para Ímola, que foi testado em Interlagos", falou o britânico, que se confessou ter sido positivamente surpreendido com a resistência que os compostos da Bridgestone apresentaram diante da estratégia de uma única parada traçada para Michael Schumacher na prova brasileira. "Estávamos preocupados com a durabilidade dos pneus, mas o novo carro parece ser muito menos agressivo com os pneus traseiros que seu antecessor", completou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/04 - Sem patrocínio, Daniel Serra enfrenta dificuldades
 07/04 - CART apresentou carro promocional de dois lugares
 07/04 - Filho de Al Unser Jr vai disputar a Fórmula Atlantic
 06/04 - Gonçalves ganhou pela Sport 400
 06/04 - Vitória feminina na prova da Master A
 06/04 - Leite levou a melhor na disputa da Graduados
 06/04 - Paulista Light: Barbosa Jr ganhou pela Master B
 06/04 - Apezzatto Neto ganhou pela Júnior RBC
 06/04 - Alonso comandou os treinos em Barcelona
 06/04 - Lucas Schowambach assina com a NasrCastroneves Racing
 06/04 - Carlos Dantas abandonou a etapa de Londrina da Copa Clio
 06/04 - Eddie Jordan negocia motores com a Toyota
 06/04 - Paulista Light: Jimenez faturou na Sprinter
 06/04 - Piquet e Barrichello movimentaram os placares
 06/04 - Vilarinho chegou na frente pela Júnior 125 no Paulista Light
 06/04 - Ameaçada a parceria McLaren/Mercedes?
 06/04 - Paulista Light: Salas ganhou pela Cadete
 06/04 - Daniel Serra e José Cordova ?inauguraram? suas presenças nos rankings
 05/04 - Três brasileiros vão disputar o Norte-americano da categoria
 05/04 - Indy Racing League faz o primeiro teste com o motor de 3 litros

... 498 499 500 501 502 503 504 505 506 507 508 509 510 511 512 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados