Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Ferrari afia as garras para Silverstone
Domingo, 08 de Julho de 2001
 
Em entrevista à imprensa especializada italiana, o Engenheiro Paolo Martinelli afirmou que o novo motor Ferrari, o 050, versão de corrida, já está sendo testado e, provavelmente, estreará no GP da Inglaterra, em Silverstone, no próximo final de semana (14/07). O novo propulsor, à exemplo da versão de classificação, que já está sendo utilizada, chega a desenvolver 840 Cv em regime de 18.000, 18.100 RPM. Dessa forma os motores Ferrari de corrida se equiparam, em potência, aos motores BMW, que eram os mais potentes da F.1.

Michael Schumacher terá mais motivos para comemorar. Além do esforço da engenharia de motores, para lhe fornecer não só equipamento de classificação à altura do BMW, como também de corridas, os técnicos japoneses da Bridgestone disseram que os novos compostos de borracha desenvolvidos à partir do GP da França, são superiores aos desenvolvidos pela concorrente francesa Michelin, que equipa os Williams-BMW e, em boa parte, responsáveis pelas vitórias de Ralf Schumacher em Imola e Montreal.

Melhor notícia ainda, vem do departamento de engenharia eletrônica embarcada. O ?mago? dos computadores italianos Roberto Dalla, afirmou essa semana que, aparentemente, sanaram-se os problemas com o sistema de controle de tração, que à partir de agora poderá desfrutar por inteiro das quase infinitas possibilidades ofertadas pelo computador. Esclareceu que as falhas do sistema se davam porque todo o sistema era baseado na ação do controle de tração sobre a força motriz do monoposto, à partir da imobilização do mesmo. Ou seja, tinha como princípio, evitar que as rodas motrizes patinassem no momento da largada e, assim, solucionassem um defeito de ambos os pilotos da Ferrari na Fórmula 1 : as péssimas largadas de Schumacher e Barichello. Por outro lado, cabe também ao sistema, além de evitar a patinação nas largadas, evitar o destracionamento ( a patinação) nas saídas de curvas lentas, de baixa velocidade, momento em que os pilotos buscam retomar as altas velocidades que caracterizam a categoria, ?despejando a cavalaria?, de uma vez, sobre as rodas motrizes

É um compromisso difícil para o piloto. Se acelera menos, não patina, mas demora mais para atingir as rotações de troca de marcha e maiores velocidades. Perde milésimos, centésimos e, até, décimos preciosos em cada volta, o que pode redundar em perda da corrida. Se, por outro lado, pisa tudo, de uma vez, destraciona, patinam as rodas e tem até que corrigir a trajetória. Conseqüência: perde milésimos, centésimos... e a corrida. Esse é o dilema, esse é o compromisso. A sensibilidade na dosagem da aceleração era a diferença entre um Schumacher e um cabeça-de-bagre qualquer lá do pelotão da m...

E essa a grande solução do controle de tração. Teoricamente ninguém patina. O piloto manda a bota e o computador ?dosa? a transferência de potência às rodas motrizes. Teoricamente, porque, na prática, o sistema da Ferrari só ?sabia? largar. Não sabia retomar a velocidade em saídas de curvas lentas (de tantos problemas Rubens Barrichello foi obrigado a desligar o sistema em Montreal). Agora, segundo Dalla o sistema foi aperfeiçoado e está 100%. Os técnicos ?regularam? o sistema para largadas, retomadas e curvas e para pista molhada (escorregadia).

Aliás, para essa última regulagem, Michael Schumacher, testou, pessoalmente, o novo sistema de ?chuva artificial? implantado na pista de Fiorano. Schummy deu 20 voltas na pista banhada?? e aprovou o sistema.

À guisa de curiosidade, talvez preocupados com os possíveis futuros ?apagões? por falta de energia na Itália, bem como com os ecologistas de plantão, o sistema de irrigação da pista de Fiorano, foi elaborado à partir de três gigantescos reservatórios subterrâneos que captam as águas pluviais (de chuva) e, ainda, reaproveita a água utilizada para ?banhar? o circuito. É chuva reciclada...

Tudo isso, para dar ao piloto germânico todas as possibilidades de, já em Silverstone, igualar o recorde de 52 vitórias na F.1, pertencente ao francês Alain Prost e, testar, antecipadamente, as possibilidades da Squadra Rossa para os velozes circuitos de
Monza e Hockenhein ( casa de Schumacher e das arqui-rivais Mercedes e BMW), onde a potência dos motores será fundamental para os resultados.

Só falta corrigir a aerodinâmica....mas isso é outra história, para outro...
 
Cláudio Reis
 
» Leia também

 11/04 - Taylor/Angelelli vencem prova da Grand-Am em Phoenix
 11/04 - Mato-grossenses encabeçarão os grids em Cuiabá
 10/04 - Ponte vence na abertura da F-Renault Norte-americana
 10/04 - Antinucci vence a primeira em Tsukuba; João Paulo em 2º
 10/04 - Norueguês marca dupla pole. Vilhena sairá duas vezes em 15º
 10/04 - Conway vence a primeira da F-Renault Inglesa; Carrapatoso em 4º
 10/04 - Van der Merwe será um dos pilotos da Super Nova
 10/04 - Toyota nega contratação de Ralf
 10/04 - ?Nós não sabemos?, admitiu Dennis
 09/04 - Emerson acompanhou neto em treino
 09/04 - Argentino supera os brasileiros e larga na pole em Phoenix
 09/04 - BAR volta a superar a Ferrari em Barcelona
 09/04 - Revista diz que Todt pode ser o próximo presidente da FIA
 08/04 - A lista dos pilotos já confirmados para a temporada 2004
 08/04 - OWRS garante grid com 18 carros em Long Beach
 08/04 - Haberfeld é confirmado pela Walker Racing
 08/04 - Domínio argentino. Gomes foi o melhor brazuca em Phoenix
 08/04 - Conheça os números da Copa Fusca
 08/04 - Veja a pontuação extra-oficial do Paulista de Aldee
 08/04 - Michael dominou o chuvoso treino da quinta-feira

... 496 497 498 499 500 501 502 503 504 505 506 507 508 509 510 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados