Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
Segunda-feira, 24 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da primeira edição do  Speed On Line , de 26 de março de 1998.

O Diretor Técnico da Williams, Patrick Head, criticou a FIA por, em sua opinião, ?estar operando o Campeonato de F-1 com regras de critérios vagos?. Segundo Head, quando uma equipe tem alguma idéia nova, tem que submetê-la à comissão técnica da entidade e aguardar um parecer.

Se o novo dispositivo for considerado legal, a equipe terá permissão para produzí-lo. Caso a idéia seja considerada como fora do regulamento, a FIA enviará um comunicado.

O sistema de freios da McLaren foi o estopim da polêmica para todas as equipes. Head acha que o correto seria um regulamento mais rígido, no qual as equipes não precisariam consultar a FIA e, desta forma, ficarem à mercê de interpretações da Comissão Técnica. "O problema é que com o regulamento desta forma, a FIA pode interpretá-lo da maneira que quiser, e quando quiser", resumia.

O estopim do problema foi o polêmico sistema de freios da McLaren, considerado legal pela entidade. Várias equipes reclamaram contra o sistema, alegando que se tratava de um tipo de controle de tração ou um sistema de direção nas quatro rodas.

O polêmico sistema de freios do time de Woking funciona por meio de um terceiro pedal e um dispositivo que, quando acionado, direciona mais força frenante para uma das duas rodas traseiras. Desta forma, ao acionar o pedal e o dispositivo, o piloto impede que as rodas patinem, o que facilita a entrada e saída do monoposto nas curvas.

As equipes também suspeitam que o sistema possua algum tipo de controle eletrônico ? o que configuraria auxílio eletrônico ao piloto, proibido no regulamento.

Segundo Jacques Villeneuve, da Williams, que vem desenvolvendo um sistema semelhante, mas completamente mecânico, seria impossível para o piloto modular a força correta a ser aplicada ao freio e ainda precisar o momento exato de fazê-lo.

De qualquer forma, a FIA nega todas as hipóteses levantadas pelas equipes rivais da McLaren. Para Patrick Head, o episódio marcou um bom momento de rever o regulamento da F-1. "Hoje, quando uma equipe submete alguma idéia à FIA e esta é aprovada, só ela equipe fica sabendo. As demais, que por sua leitura do regulamento possam ter achado que o dispositivo seria ilegal, acabam prejudicadas", disse Patrick, que bate na tecla de um regulamento mais exato e sem necessidade de interpretações da Federação internacional de Automobilismo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 31/05 - Tudor: Resultado completo da prova em Detroit
 31/05 - Vitória dos Taylor, e Negri Jr na "P4" em Detroit
 31/05 - Todor: Resultado por classes em Detroit
 31/05 - Power venceu e Kanaan foi 3º neste sábado em Detroit
 31/05 - Resultado da 1ª prova em Detroit
 28/05 - Histórico- Valdeno Brito Filho (PB) - 2014
 28/05 - Histórico- Michelle de Jesus (SP) - 2014
 28/05 - Histórico- Leandro Reis (GO) - 2014
 28/05 - Histórico- José Maria da S. Reis (GO) - 2014
 28/05 - Histórico- Diogo Pachenki  (PR) - 2014
 28/05 - Blancpain End.: Os números da divisão "Pro"
 28/05 - Smith/Andy Meyrick/Kane ganharam, e Ramos foi 3º em Silverstone
 28/05 - Blancpain End.: Resultado por classes em Silverstone
 28/05 - Blancpain End.: Resultado completo da prova em Silverstone
 27/05 - Pro Mazda: Grist venceu, e Costa foi o 4º na prova em Indianapolis
 27/05 - USF2000: vitória de Telitz, e Franzoni no pódio em Indianapolis
 26/05 - Hunter-Reay derrotou Castro Neves na 500 Milhas
 26/05 - Resultado final da 500 Milhas
 26/05 - Os números da F-Indy
 25/05 - Indy Lights: Razia termina em 4º prova com final de arrepiar

... 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados