Proibidas pelo Governo Federal em função da crise do Petróleo dos anos 70, as corridas de longa duração no Brasil voltaram a acontecer em princípios da década de 80, quando todos os carros tinham obrigatoriamente de utilizar os motores a álcool.
E no retorno das disputas da ?1000 Kilometros de Brasília?, em 1980, os organizadores decidiram adotar uma complicadíssima fórmula que atribuía um número diferente de voltas a serem percorridas pelos diferentes modelo de carro inscritos, o chamado ?handicap?.
Pela Fórmula, os Opala da Chevrolet tinham de percorrer 197 voltas, os Passat da Volkswagen 192, os Ford Corcel 183 e os carros da Fiat 186.
O ?invencionismo? não foi capaz de impedir que três Oplala da então já existente Stock Car (que havia surgido um ano antes) cruzassem a linha de chegada nas principais posições.
Ganhou o que foi pilotado por ?Paulão? Gomes (que alcançou seu tricampeonato), em dupla com o carioca João Carlos ?Capeta? Palhares. Reinaldo Campello/Luiz Lara Campos ficaram com a segunda posição, seguidos de Antônio Castro Prado/Affonso Giaffone Jr.
Confira:
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